DESTAQUE DE SÁBADO: MAPA PRELIMINAR COLOCA PELOTAS EM BANDEIRA VERMELHA – GOVERNADOR TESTA POSITIVO

497

PELOTAS TEVE RECORDE DE CASOS EM UM ÚNICO DIA NA SEXTA-FEIRA, 24: 52 CASOS DE CORONAVÍRUS

O mapa preliminar da 12ª rodada do Distanciamento Controlado volta a trazer mais da metade das 20 regiões em bandeira vermelha (risco alto) incluindo Pelotas. De oito regiões classificadas em vermelho na 11ª rodada, o Estado tem, agora, 14 regiões com risco alto para o contágio por coronavírus: Caxias do Sul, Taquara, Canoas, Porto Alegre, Pelotas, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Bagé, Passo Fundo, Palmeira das Missões e Santo Ângelo. As regiões de Lajeado, Cachoeira do Sul, Erechim, Ijuí, Uruguaiana e Santa Maria foram enquadradas preliminarmente na bandeira laranja (risco médio).

Das regiões em bandeira vermelha, a de Caxias do Sul segue no nível mais preocupante, visto que manteve a mesma média ponderada final da semana anterior, de 2,16. Outras duas regiões apresentaram crescimento das médias ponderadas finais: Pelotas (de 1,49 pra 1,81) e Bagé (de 1,34 para 1,69), ambas puxadas com o agravamento de indicadores da própria região e da Macrorregião Sul. As prefeituras e associações regionais têm 36 horas – que se encerram às 6h de domingo (26/7) – para apresentarem recurso por meio do formulário. Os pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise na segunda-feira (27/7) e, à tarde, o mapa definitivo, vigente a partir de terça (28/7), será divulgado.

GOVERNADOR EDUARDO LEITE TESTA POSITIVO   

                                      O governador Eduardo Leite anunciou em rede social nesta sexta-feira que testou positivo para a Covid-19. Ele agradeceu as mensagens recebidas e afirmou que, mesmo assintomático, seguirá trabalhando de sua casa cumprindo o isolamento social. “Estou completamente sem sintomas, me sinto muito bem, mas, evidentemente, agora, cumprirei as determinações médicas e manterei o isolamento, recolhido em casa, trabalhando virtualmente”, afirmou Leite.

52 CASOS E MAIS UMA MORTE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabilizou mais 52 casos – recorde num só dia em Pelotas – confirmados do novo coronavírus no MunicípioPelotas chegou a 752 pessoas infectadas pelo vírus desde março. Entre os novos registros, 18 são referentes a homens com idades entre 17 e 77 anos, e 34 são mulheres de 8 a 92 anos. Do total de infectados, 503 pessoas são consideradas recuperadas, 223 permanecem em isolamento domiciliar, 12 estão internadas em hospitais, além dos 14 óbitos registrados. A SMS aguarda o resultado de 88 análises que estão no Lacen/RS.

A SMS também confirmou, no fim da tarde de ontem, o 15º óbito por Covid em Pelotas. O idoso, 94 anos, esteve internado na Beneficência Portuguesa e morreu no dia 18 de julho. O exame PCR teve o resultado positivo divulgado nesta sexta. De acordo com a SMS, ele tinha doença pulmonar crônica.