60 ANOS DA LEIGA: REPRESENTANTES DO SIMERS PRESTIGIARAM LANÇAMENTO DE LIVRO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFPEL

204
Dra. Berenice Scaletzky – delegada do SIMERS em Pelotas, Dr. Maurício Sclowitz – Diretor do SIMERS em Pelotas, Dra. Julieta Fripp – Diretora da Faculdade de Medicina da UFPEL e o Dr. Luiz Alberto Grossi – Diretor para o Interior do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, na sede da Leiga. Foto: Paulo Rossi / SIMERS

Simers em Pelotas: representantes da entidade prestigiaram lançamento de livro da Faculdade de Medicina de Pelotas

O diretor do Interior do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Luiz Alberto Grossi, acompanhado pelo diretor da Região Sul, Marcelo Sclowitz, e a delegada da entidade em Pelotas, Berenice Scaletzky, estiveram no último 26 de abril, no Lançamento do livro “Uma casa chamada Leiga: os 60 anos da FAMED – UFPel”. A obra foi produzida pelo Núcleo de Documentação Histórica Beatriz Loner (NDH), do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, com a coordenação e autoria da professora, doutora em história, Lorena Almeida Gill. O evento ocorreu no prédio histórico da Faculdade.

A obra retrata a história da fundação, os seus desafios superados e as contribuições da instituição para a educação e para a saúde regional e nacional. São seis capítulos que tratam desde a trajetória das primeiras quatro médicas formadas, a luta por melhores condições infraestruturais, os ambulatórios e departamentos pioneiros, a Medicina de hoje, apontando o reconhecimento nacional e internacional obtido a partir do trabalho dos que iniciaram. Para compor os capítulos, foram entrevistadas 48 pessoas, em 63 encontros diferentes, resultando em exemplares que poderão ser degustados pelos seus leitores.

“Uma viagem ao passado e a certeza que a Famed além de médicos, vem formando cidadãos e excelentes profissionais, que se destacam no Estado e no país. Hoje revivi toda a minha trajetória. De estudante que há alguns anos frequentava os bancos desta instituição em busca de conhecimento e a incerteza e ansiedade do futuro”, observa Grossi, que é egresso da Famed.

Famed

A Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conhecida como Leiga, completou 60 anos de fundação. Para marcar a data, a direção da Unidade, com apoio de egressos, promove uma série de atividades. A Famed formou mais de 6 mil médicos e, atualmente, conta também com os cursos de Psicologia e Terapia Ocupacional.

Em junho de 2022 foi realizado um encontro com o propósito de unir forças para a realização de ações em prol da Famed. Entre as atividades propostas, já foram realizadas confraternizações, semana acadêmica com o tema dos 60 anos e o ato institucional de celebração do aniversário. Hoje foi o lançamento do livro.

Livro

De acordo com a diretora da Unidade, Julieta Fripp, uma das sugestões do grupo, foi a revitalização do prédio histórico localizado da Avenida Duque de Caxias, construído entre 1908 e 1913. “O prédio traz um contexto afetivo para a comunidade da Famed. A comunidade e os egressos fizeram doações para a revitalização do prédio”, lembra, acrescentando que este conjunto de ações tem como finalidade fortalecer a imagem da Famed como um espaço de formação, baseado em pesquisa, ensino e extensão.

De acordo com Lorena Gill, durante a pandemia, o NDH foi chamado à Famed para verificar a situação de alguns documentos que existiam desde a fundação. “Os documentos encontrados, desde os últimos anos da década de 1950, foram recolhidos, higienizados e digitalizados. Hoje estão disponíveis no site do NDH para que todas as pessoas interessadas possam acessá-los”, disse. Foi a partir desse contato que surgiu o convite para a feitura do livro dos 60 anos.