ARTIGO – EM DIREÇÃO AO LARANJAL PELA BEIRA DO CANAL SÃO GONÇALO

377
Foto ilustrativa de como ficará a Avenida a beira do São Gonçalo em direção a praia do Laranjal com o devido respeito ambiental.

EM DIREÇÃO AO LARANJAL PELA BEIRA DO CANAL SÃO GONÇALO

Paulo Gastal Neto*

Foi dada a largada para a construção de uma segunda via em direção ao Laranjal. E será pela beira do canal São Gonçalo. Uma bandeira do Treze Horas e que foi anunciada no programa pelo próprio então governador Eduardo Leite e pela prefeita Paula Mascarenhas, no dia 23 de junho de 2021 https://pelotas13horas.com.br/exclusivo-governador-eduardo-leite-e-prefeita-paula-mascarenhas-anunciam-no-treze-horas-construcao-de-avenida-na-beira-do-sao-goncalo-podcast/.

Teremos finalmente, uma Pelotas que se voltará para as águas, assim como as grandes cidades. Numa primeira etapa serão 3,8 mil metros entre a rua Tiradentes e a Avenida Ferreira Viana. Será a Estrada do Engenho, que se chamará Avenida Antônio Caringi, justa homenagem ao escultor do Rio Grande, um pelotense que fez nome internacionalmente com suas esculturas. Lei já aprovada pela Câmara Municipal de autoria do vereador presidente Marcos Ferreira.

Os moradores de Pelotas e os turistas que visitarem a região terão a disposição uma artéria a beira do mais significativo manancial de águas, que desemboca na Lagoa dos Patos. Além da própria via, as obras contemplarão ainda drenagem, meio-fio, ciclofaixa, sinalização horizontal e vertical e iluminação em LED. Novas e belas construções deverão surgir ao longo da nova opção que surge em direção as praias.

A assinatura do contrato já aconteceu e obra será feita pela empresa SBS Engenharia. O governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, esteve – ao lado da prefeita Paula Mascarenhas, no momento em que os documentos foram referendados, num investimento de R$ 8,4 milhões, sendo R$ 4 milhões oriundos do Tesouro do Estado e o restante em contrapartida da prefeitura.

O governador não escondeu seu entusiasmo, pois viu o belíssimo projeto que vai requalificar um espaço importante, valorizando o potencial turístico. Esta também é uma das bandeiras do Treze Horas, este programa que tanto defendeu a duplicação do trecho sul da BR-116, agora também se volta para esta importante e decisiva obra embrionário de um novo trajeto para as praias: a tão desejada Beira Canal.

Na sequência, não é difícil imaginar, o seguimento desta futura, já belíssima avenida, se estenderá inexoravelmente até barra do Laranjal.

A prefeita Paula voltou a enfatizar que esta pavimentação era muito aguardada pela comunidade e ressaltou o potencial turístico do canal São Gonçalo, que poderá ser explorado. “Essa obra leva a cidade ao encontro de suas origens, de suas águas. Permitirá olharmos de novo para o canal São Gonçalo, uma das maiores riquezas que temos. É uma obra importantíssima para a mobilidade, mas também com enorme valor turístico”, disse a prefeita.

Uma barreira vencida. Um passo inicial dado. Uma cidade que cresce e se renova, se embeleza e se prepara para o futuro com a ação de empreendedores e agentes públicos comprometidos com a integração entre o crescimento e o respeito ambiental, atendendo em primeiro lugar as pessoas. Parabéns a todos.

*Radialista e editor do site www.pelotas13horas.com.br