VEREADOR CRISTIANO SILVA-PSDB É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA

341
Nova direção da Câmara Municipal de Pelotas – Foto de Carlos Queiroz – Diário Popular. Da esquerda para a direita: Cesar Brisolara-PSB (2º vice-presidente); Paulo Coitinho-Cidadania (1º vice-presidente); Cristiano Silva-PSDB (Presidente); Jair Bonow-PP (1º Secretário) e Carlos Júnior (2º Secretário).

Após a posse dos vereadores que irão compor a Legislatura 2021-2024 do Legislativo Pelotense, ocorreu nesta sexta-feira, 01.01, a eleição da nova mesa diretora da casa. Todos os integrantes da direção do parlamento municipal são vereadores de primeiro mandato. A composição ficou assim: Cristiano Silva-PSDB (Presidente); Paulo Coitinho-Cidadania (1º vice-presidente); César Brisolara, Cesinha-PSB (2º vice-presidente); Jair Bonow-PP (1º Secretário) e Carlos Júnior (2º Secretário). A eleição da mesa teve o seguinte resultado: Cristiano Silva-PSDB 16 votos x Fernanda Miranda-PSOL 5 votos.

VEREADORES

Os vereadores de Pelotas vão representar 343.132 habitantes. A cidade tem um PIB de R$ 8.573.354.702,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,739, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD). Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis, podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas e têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Veja quem são os vereadores que compõem a nova mesa diretora:

Cristiano Silva-PSDB

Cristiano Silva, do PSDB, PRESIDENTE, tem 47 anos.

.

.

 

 

Paulo Coitinho – Cidadania

Paulo Coitinho, do Cidadania, 1º VICE-PRESIDENTE, tem 48 anos.

.

.

.

 

Cesar Brizolara – Césinha – PSB

Césinha, Cesar Brizolara do PSB, 2º VICE-PRESDIENTE, tem 37 anos.

.

.

.

 

Jair Bonow – PP

Jair Bonow, do PP, 1º SECRETÁRIO, tem 51 anos.

.

.

.

.

Carlos Júnior – PPS

Carlos Júnior, do PSD, 2º SECRETÁRIO, tem 33 anos.

.

.

.

.

.

Número de vereadores por partidos:

PSDB: 4 – PTB: 3 – PDT: 2 – PSB: 2 – PSD: 2 – PP: 3 – PSOL: 2 – Cidadania: 1 – DEM: 1 – PT: 2