TREZE HORAS ESPECIAL – DIRETO DA 95a EXPOFEIRA – Imagens e Podcast

34
Treze Horas foi apresentado, mais uma vez, diretamente da Sala da Presidência da Associação Rural de Pelotas.

TREZE HORAS ESPECIAL – 95a. EXPOFEIRA

ASSOCIAÇÃO RURAL DE PELOTAS – Sexta-feira, 08.10.2021

A mesa do Treze Horas coordenada por Clayton Rocha, produção de Paulo Gastal Neto e técnica de Leonir Baade da Silva teve as participações do Jornalista e Assessor de Relações Institucionais da Prefeitura de Pelotas, Henrique Pires (agraciado com a medalha Dr. Nunes Vieira da ARP) e integrante da Equipe Treze Horas; Governador em exercício Ranolfo Vieira Jr.; Vice-Prefeito de Pelotas, Idemar Barz; Presidente da Associação Rural de Pelotas, Rodrigo Gonzalez; Presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner; Engenheiro Agrônomo e pesquisador da EMBRAPA Dr. Decio Luiz Gazzoni, Mérito Rural 2021; Márcio Aurélio Reolon, Superintendente da Caixa Econômica Federal; Vereadora de Porto Alegre Comandante Nádia – Nádia Rodrigues Silveira Gerhard; Dr. Gilberto Centeno, homenageado pela AGAFLOR; Dr. José Fernando Gonzalez, equipe Treze Horas; Vereador Cristiano Silva, presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas. Advogado Pedro Piegas, Treze Horas. Apoio: Jornalista Flávia Peres; Funcionários Beth e Osmar Souza.

CONFIRA NO PODCAST ABAIXO O PROGRAMA TREZE HORAS DIRETO DA 95a. EXPOFEIRA TRANSMITIDO AO VIVO DA EXPOFEIRA:

VISITA DO GOVERNADOR EM EXERCÍCIO A 95a. EXPOFEIRA

Governador em exercício Ranolfo Vieira Jr. participou do Treze Horas direto da ARP – durante a 95a. Expofeira.

O Governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior visitou a 95ª Expofeira de Pelotas onde cumpriu agenda e participou do Programa Treze Horas, que tradicionalmente é apresentado da Feira pelo menos uma vez a cada edição. Maior evento agropecuário do sul do Estado, a exposição ocorre neste ano em versão híbrida (digital e presencial), no parque Idelfonso Simões Lopes, até  este domingo, 10 de outubro.

Na chegada ao parque, Ranolfo foi recebido pelo prefeito de Pelotas em exercício, Idemar Barz, pelo presidente da Associação Rural de Pelotas, Rodrigo Gonzalez, e pelo presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner.

51563369563 d82d2bff26 k
Governador em exercício percorreu espaços da feira que chega à 95ª edição – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador em exercício, acompanhado do secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, caminhou pelo parque e conversou com expositores e, após, participou da entrega do troféu Mérito Rural. A homenagem é concedida pela Associação Rural de Pelotas desde 1988 a personalidades que tenham prestado serviços relevantes para o setor agropecuário da região sul do Estado.

51563120506 f1c37fbda0 k1
Ranolfo com pesquisador da Embrapa Décio Gazzoni, que recebeu o Mérito Rural – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Neste ano, o homenageado com a distinção foi o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Décio Gazzoni. Com vasta produção científica, Gazzoni tem cerca de 1,6 mil artigos e sete livros publicados. Na cerimônia, Ranolfo exaltou a relevância do setor agropecuário no Estado. “Representa quase 40% do nosso PIB, é uma vocação gaúcha que está muito bem representada aqui nesta feira tão tradicional. A realização deste evento, com todos os cuidados, em um momento em que 92% da população vacinável do Estado já recebeu a primeira dose e 66% já está com o esquema vacinal completo, nos transmitem o sentimento de retomada”, afirmou.

No ano passado, em razão da pandemia, a feira ocorreu sem a presença do público, com transmissões virtuais das atividades. Gonzalez, presidente da associação rural, entidade que coordena o evento, afirmou que a realização da Expofeira 2021 é pautada pelo cuidado com a saúde dos participantes e pelo otimismo da retomada.

“Neste ano, estamos tratando os resultados da feira de um modo diferente. Nos outros anos, os principais indicadores de sucesso eram os valores alcançados e o número de expositores e público. Neste ano, o que mais representa o sucesso da feira é a segurança de todos que estão aqui no parque, essa é a nossa maior preocupação. Em relação à nossa pista de leilões, que é o ponto alto da feira, teremos um aumento de pelo menos 20% em relação ao ano passado pelo ótimo momento que vive a pecuária da região”, destacou.

51563121211 c80a2b51ef k
Feira neste ano voltou a receber público no Parque Ildefonso Simões Lopes, mas também oferece eventos on-line – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Após a solenidade do Mérito Rural, Ranolfo visitou o estande do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) na Expofeira, onde conheceu o projeto óleo sustentável. O projeto transforma óleo de cozinha usado em sabão e detergente. Do total produzido, metade retorna para o município, sendo utilizado em unidades de saúde de Pelotas e outros órgãos públicos. No primeiro semestre deste ano já foram produzidas 11 mil barras de sabão e duas toneladas de detergente.

IMAGENS DO TREZE HORAS DIRETO DA ASSOCIAÇÃO RURAL DE PELOTAS

Dr. Gilberto Centeno, homenageado pela AGAFLOR e o presidente do Sindicato Rural de Pelotas,, Fernando Rechsteiner.
Jornalistas Clayton Rocha e Henrique Pires. Henrique Pires (agraciado com a medalha Dr. Nunes Vieira da ARP)
Márcio Aurélio Reolon, Superintendente da Caixa Econômica Federal
Vereadora de Porto Alegre Comandante Nádia – Nádia Rodrigues Silveira Gerhard;
Engenheiro Agrônomo e pesquisador da EMBRAPA Dr. Decio Luiz Gazzoni, Mérito Rural 2021.
Dr. José Fernando Gonzalez – Equipe Treze Horas e seu filho, Rodrigo Gonzalez, que é presidente da Associação Rural de Pelotas.
Vereador Cristiano Silva, presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas
Governado do Rio Grande do Sul – em exercício – Delegado Ranoldo Vieira Jr.
Presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner.
Jornalista Clayton Rocha, Henrique Pires, Paulo Gastal Neto e o governador em exercício, Delegado Ranolfo Vieira Jr.
Paulo Gastal Neto e Ranolfo Vieira Jr.
Jornalista Clayton Rocha, Henrique Pires, Paulo Gastal Neto e o governador em exercício, Delegado Ranolfo Vieira Jr. em momento de descontração no Treze Horas.
Dr. Gilberto Centeno e Fernando Rechsteiner