TRADICIONALISMO: FECARS PELA PRIMEIRA VEZ EM PELOTAS

122
13.05.2022 – Abertura da 32a. FECARS – Festa Campeira Gaúcha com a presença da Prefeita Paula Mascarenhas – Foto: Gustavo Vara.

Pela primeira vez, o município de Pelotas, no sul do Estado, realiza o maior evento campeiro do Rio Grande do Sul. Promovida pelo MTG, com realização da 26ª RT e produção cultural da AG Entretenimento, a 32ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) reúne, entre os dias 12 e 15 de maio de 2022, representantes das 30 Regiões Tradicionalistas em diversas categorias, nas modalidades de prova de rédeas, tiro de laço, prova de chasque, gineteada e vaca parada. Participam das provas campeiras os tradicionalistas classificados nas etapas anteriores em suas regiões de origem. O evento ocorre no Associação Rural de Pelotas e o acesso ao parque será popular, ao custo de R$ 10,00.

A FECARS tem como objetivo preservar os costumes, as tradições e o folclore do povo gaúcho, bem como divulgar os hábitos próprios do campeiro rio-grandense e promover o intercâmbio por meio das lidas campeiras, integrando os participantes das diversas Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, de forma que não se apague o rastro dos hábitos e costumes típicos gaúchos rio-grandense. O evento também tem como objetivo valorizar e demonstrar as habilidades campeiras, protegendo o homem rural, em nível local, regional e nacional dentro de uma certa unidade e respeitando as características de cada região.

No entanto, o que chama a atenção para a 32ª FECARS é a diversificação das atividades. De maneira inédita, a programação do evento se estende além das provas campeiras. Os promotores entendem que, depois de mais de dois anos de eventos suspensos em função da pandemia da COVID-19, a Festa Campeira precisa ser inclusiva, democrática e plural, por isso decidiram agregar atrações para todos os públicos com um Espaço Cultural.