TANAC EM PELOTAS – ENTREVISTA COM O ENGENHEIRO FLORESTAL MARCELO ACIOLI – Podcast

271

 

Engenheiro florestal Marcelo Acioli no Treze Horas. Foto: EDUARDO SEIDL/TANAC.
Presidente da TANAC João Carlos Ronchel Soares (e) quer fazer da nova unidade a plataforma de crescimento. Foto: EDUARDO SEIDL/TANAC

TANAC EM PELOTAS – ENTREVISTA COM O ENGENHEIRO FLORESTAL MARCELO ACIOLI – Podcast

A Tanac, com sede em Montenegro e que completa 75 anos em 2023, inaugurou uma nova operação no município de Pelotas. O Engenheiro Florestal  Marcelo Acioli, responsável pela unidade de Pelotas, esteve no Treze Horas e concedeu entrevista ao programa, na última quinta-feira, 12.01, que você confere no Podcast acima.
.
TANAC EM PELOTAS
O evento contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB); do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Luiz Henrique Viana; do gerente de Planejamento da Portos RS, Fernando Estima; e de entidades representativas da cadeia florestal. A nova unidade da empresa, que é a maior produtora de árvores de Acácia Negra do mundo, foi pensada para ser a principal base de operação florestal da empresa, centralizando todo o time de gestão e supervisão de ativos florestais. A expansão marca também a consolidação dos investimentos da Tanac em operações florestais, reforçando a exposição em ativos florestais na metade sul do Estado.
.
“O ciclo de nossa empresa começa na floresta, e precisávamos ter uma estrutura operacional que fosse à altura de sua importância. Identificamos em Pelotas um lugar que podemos concentrar todo nosso ‘centro nervoso’. Estamos muito empolgados com as perspectivas que essa base nos propiciará”, disse o diretor-presidente João Carlos Ronchel Soares.
.
Localizada no km 516 da BR-116, a nova unidade está estrategicamente no ponto médio das operações florestais da Tanac. O complexo centralizará a Gestão das Operações Florestais, concentrando também as áreas de Silvicultura, Colheita, Planejamento Florestal, Oficina Central, Manutenção dos equipamentos florestais e Logística.
.
O local ainda terá área reservada para pátio de estocagem de madeira, bem como para processo de descasque de toras de Acácia Negra. “A unidade de Pelotas será nossa plataforma de crescimento para dominarmos a base florestal de Acácia Negra no Estado de Rio Grande do Sul e no Brasil, vai ser o catalizador de melhorias de produtividade dos processos de silvicultura, colheita e manutenção e nos auxiliará na diversificação do cultivo de espécies florestais. A existência de boas universidades, com cursos voltados à engenharia industrial de madeira, também vai ajudar a preparar a formação e sucessão de times, fomentando cada vez mais projetos de inovação”, acrescentou o dirigente.
.
A prefeita Paula Mascarenhas agradeceu a confiança da Tanac em todas as instituições do município. “Acreditamos na iniciativa privada. Sabemos muito bem qual é o nosso papel e que quem gera riqueza e renda é a iniciativa privada. E, por isso, sempre acolhemos esse tipo de investimento com tapete vermelho. Sabendo que com uma parceria produtiva, podemos crescer cada vez mais: a empresa, pela qual torcemos, e também o município, tendo a sua economia alavancada com mais um investimento importante como este”.
.

A Tanac

Fundada em 1948, a Tanac é considerada a maior produtora de árvores de Acácia Negra do mundo, com mais de 55 milhões de árvores plantadas e atividades que envolvem milhares de famílias pelo Rio Grande do Sul. A empresa é líder mundial em produção de extratos vegetais e cavacos e pellets de Acácia Negra e seus produtos – presentes em processos industriais, além de aplicações em calçados, automóveis, alimentação animal, papel e energia renovável.

Agenda ESG

A emissão de CO2 é uma das principais pautas da agenda global e traz desafios, principalmente, para o clima. O tema compõe a Agenda ESG da Tanac – que reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança – e reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade – não só das próprias atividades, mas de toda a cadeia envolvida. Assim, a Tanac contribui de maneira efetiva na construção de uma sociedade de baixo carbono.

Carbono negativo

A Tanac retira sete vezes mais CO2 da atmosfera do que emite em toda a operação. A empresa passou por verificação pelo Bureau Veritas Certification, A análise concluiu que para cada tonelada de CO2 emitido, a empresa sequestrou sete toneladas de CO2 equivalente em suas florestas. O resultado se deve, principalmente, pelo aumento do plantio de Acácia Negra em suas Unidades Florestais.