SANEP LANÇA AVATAR COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL HUMANIZADA

69
A avatar 3D foi criada a partir de uma tecnologia exclusiva e inovadora, desenvolvida pela empresa pelotense Euvatar Storyliving   Foto: Matheus Cabistany

A IA foi apresentada à população durante o evento de inauguração da ETA São Gonçalo

Diante dos olhares atentos à inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, a maior obra de saneamento básico de Pelotas dos últimos anos, um detalhe tornou o momento ainda mais especial — a estreia da Babi, primeira inteligência artificial (IA) humanizada do Sanep. O evento, realizado na praça Piratinino de Almeida, nesta sexta-feira (5), contou com a colaboração da nova avatar da autarquia para conduzir o cerimonial da solenidade, que representa o início de um grande avanço para o sistema de abastecimento da cidade. A IA humanizada do Sanep ganha destaque por ser uma das primeiras do setor público no Brasil.

A avatar 3D foi criada a partir de uma tecnologia exclusiva e inovadora, desenvolvida pela empresa pelotense Euvatar Storyliving, que permite a interação da Babi com a população em tempo real. A inteligência humanizada ganha vida por meio de um Totem e software equipados com inteligência artificial. Com funcionalidades avançadas, como reconhecimento de voz e ampla base de dados, a Babi será a nova porta-voz do Sanep, esclarecendo dúvidas sobre os serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos prestados pela autarquia.

A Babi chega com o propósito de atender às necessidades de um público cada vez mais conectado. Foto: Luana Medeiros

“A Babi” chega com o propósito de atender às necessidades de um público cada vez mais conectado. Ela ajuda a inserir o Sanep no mundo virtual, fazendo a informação correta circular com mais dinamismo e rapidez à população. Nosso objetivo é aproximar o Sanep dos pelotenses no ambiente online, simplificando e incentivando o uso de novas tecnologias que facilitam a vida das pessoas”, afirmou a diretora-presidente do Sanep, Claudelaine Coelho.

Conheça a IA humanizada do Sanep

A partir de agora, a avatar auxilia o quadro de servidores do Sanep, com foco na área de Educação Ambiental e Inovação. Ela tem 45 anos, estatura média, cabelos ondulados, é mãe solteira de dois adolescentes, usa óculos e é bem-humorada. Além disso, possui uma forte conexão com a barragem Santa Bárbara, pois nasceu e cresceu nos arredores do manancial responsável por abastecer, atualmente, 60% da cidade. Babi compartilha dicas de sustentabilidade e sua vida cotidiana nas redes sociais, atuando como influenciadora digital.

Todas as características físicas e de personalidade da Babi foram definidas com base no perfil dos servidores do Sanep, passando por diversas etapas de pesquisa e curadoria até chegar em sua versão final. A definição do nome da avatar também teve participação ativa dos servidores, feita através de votação realizada no início deste ano. A Babi ficará disponível no Sanep e também participará da Fenadoce 2024, entre os dias 17 de julho a 4 de agosto.

Tecnologia e Inovação

A chegada de Babi acompanha a evolução tecnológica do Sanep nos últimos anos, marcada por inovações que modernizaram e qualificaram o atendimento ao público. Entre as melhorias estão as solicitações online através do site, novo sistema comercial com leitura e impressão simultânea, novo número de telefone gratuito disponível à população (0800.015.0115) e atendimento centralizado via WhatsApp pelo número (53) 98421-4841.