REITORES DA UFPEL E FURG TOMAM POSSE EM BRASÍLIA

230

 

Na ocasião, o ministro Miltom Ribeiro reforçou a importância do ensino superior público para o país. Ressaltou a responsabilidade que os novos reitores terão de dar continuidade em suas atividades durante 2021 e colocou o MEC à disposição para ajudar. “Nosso foco é a educação. Contem comigo e com toda a nossa equipe técnica”, disse o minisitro da Educação.

Em Ato solene presidido pelo Ministro da Educação do Brasil, Milton Ribeiro, tomaram posse na sede do Ministério da Educação em Brasília os novos reitores das duas principais universidades federais do sul do Brasil: A Universidade Federal de Pelotas – UFPEL e a Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Assumiram a professora Isabela Fernandes Andrade a reitoria da UFPEL e o professor Danilo Giroldo a reitoria da FURG. Participaram do ato ainda o secretário-executivo do MEC, Victor Godoy, o secretário de educação superior, Wagner Vilas Boas e o deputado federal Bibo Nunes. A ex-reitora da FURG, Cleuza Dias também esteve presente, acompanhando Danilo. Também foi empossada no mesmo ato solene a nova reitora da Universidade Federal de São Carlos – São Paulo, professora Ana Beatriz Oliveira.

Isabela Fernandes Andrade atuava como diretora do Centro de Engenharias da UFPel. Ela é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e possui doutorado e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Assumo hoje como reitora da Universidade Federal de Pelotas em defesa da autonomia universitária, para que o projeto escolhido por nossa comunidade seja implementado nos próximos quatro anos”, destacou a nova reitora. De acordo com ela, o objetivo é buscar sempre o melhor para a Universidade. E é isso que a equipe de gestão está disposta a fazer, em diálogo constante.

Em sua manifestação o novo reitor da FURG Danilo Giroldo disse: “Me sinto muito honrado em tomar posse como reitor da FURG.É uma grande responsabilidade dar continuidade à gestão exitosa e brilhante da professora Cleuza, e o farei com muito respeito e dedicação”, destacou Danilo, após o ato solene. Para o gestor, é extremamente importante o engajamento com os compromissos de gestão, estabelecidos com a comunidade acadêmica e com a sociedade. “Ainda nessa semana, serão encaminhadas as primeiras ações institucionais visando a implementação da nossa proposta de gestão construída coletivamente com todos os segmentos universitários da FURG”, concluiu o professor.

A ex-reitora da FURG, Cleuza Dias também esteve presente, acompanhando Danilo.

Em Rio Grande

A cerimônia de transmissão do cargo de reitor, na FURG, acontece na terça-feira, 26. O ato solene será realizado no Cidec-Sul, a partir das 18h. Na ocasião, além da transmissão do cargo máximo de gestão da instituição, o novo reitor empossará o professor Renato Duro Dias para o cargo de vice-reitor; além dos novos pró-reitores e a chefe de gabinete. Visando a manutenção de um ambiente controlado e de acordo com as medidas preventivas à transmissão da Covid-19, a posse dos Diretores de Unidades Acadêmicas e Administrativas ocorrerá em gabinete, nos dias 27 e 28 de janeiro.

Isabela Fernandes Andrade atuava como diretora do Centro de Engenharias da UFPel.

Em Pelotas
A cerimônia de transmissão de cargo na UFPel está marcada para sexta-feira, dia 22, às 14h, e será totalmente on-line e transmitida pelo Facebook e YouTube da Universidade. Serão instituídos de seus cargos a vice-reitora, professora Ursula Silva e o professor Paulo Ferreira Jr., como pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento.