R$ 3,6 MI PARA O NOVO PRONTO SOCORRO DE PELOTAS

387
A edificação terá 9.408 metros quadrados de área construída, projetada para instalação de 159 leitos, entre clínicos, de Pronto Atendimento e Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para adultos e dez para pediatria, além de cinco salas cirúrgicas e dependências para recuperação. HPS de Pelotas Foto: Divulgação

Novo PS vai beneficiar cerca de 1 milhão de pessoas na Região Sul do Estado

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), fará um investimento de R$ 3,6 milhões no futuro Hospital Regional de Pronto Socorro (HRPS) de Pelotas. Os recursos, que fazem parte do programa Avançar na Saúde, serão usados na compra e instalação de um tomógrafo e de um aparelho de raio-x digital, além de dois autoclaves hospitalares e duas lavadoras termodesinfectoras, usados na esterilização, limpeza e purificação de materiais e utensílios hospitalares.

Os equipamentos farão parte da estrutura do hospital ainda em construção, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas da Região Sul, que têm o município como referência em atendimento. O projeto prevê 159 leitos, dos quais 20 serão de UTI adulto e pediátrica, e um centro cirúrgico voltado para especialidades como clínica geral, neurologia, pediatria e traumatologia.

De acordo com a titular da SES, Arita Bergmann, 80% da obra já está concluída, faltando a instalação das redes elétrica e hidrossanitária, da estrutura de gases e de climatização, entre outras. A previsão é que até dezembro a parte arquitetônica esteja concluída.

“O HRPS está sendo construído com qualidade e com a perspectiva de melhorar o atendimento de urgência e emergência de Pelotas e região, da qual o município é referência. Será um espaço amplo, moderno e com equipamentos adequados para o melhor atendimento ao paciente, especialmente nos casos de politrauma, pois especialidades afins estarão alocadas no mesmo espaço”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Rosana van der Laan.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom