PT LANÇA FERNANDO MARRONI COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE PELOTAS

289
Fernando Marroni em participação no Treze Horas. Foto: Arquivo do Treze Horas.

PT aposta em nome conhecido

O Partido dos Trabalhadores – PT – definiu o nome do ex-prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, como pré-candidato para disputa da prefeitura em 2024. O nome de Fernando Marroni foi escolhido na última quarta-feira. Marroni foi prefeito de Pelotas entre 2001 e 2004, deputado federal e deputado estadual. Ele também disputou a prefeitura em 1996, 2004, 2008 e 2012, quando foi derrotado. Atualmente, é presidente da Trensurb.

A presidente do PT em Pelotas, Angela Vitória, avalia que há um descontentamento da população com o governo tucano. “Temos essa leitura de que tem uma disposição de mudança na população de Pelotas, então a gente oferece o nome do companheiro Marroni para discussão com o campo de todas as forças políticas que estão nesse desejo de ter um governo democrático popular outra vez”, diz.

Na construção para a eleição, Angela diz contar com o PCdoB, que é federado com o PT, e que deve buscar diálogos com outras siglas do campo progressista, como o PSOL, o PDT e o PSB. Ela considera que a trajetória de Marroni e a memória de seu governo contribuem para a construção da alternativa.

Ela considera que o distanciamento de Marroni da cidade – a Trensurb atua na região metropolitana de Porto Alegre – não deve ser um desafio para a candidatura. “Ele continua com família em Pelotas, vindo todos os finais de semana. Fora isso, a Trensurb é uma estatal importante para o país”, diz.