PROF. DE ECONOMIA MARCELO OLIVEIRA PASSOS AVALIA A MORTE DE CARLOS MENEN E SUA POLÍTICA ECONÔMICA NA ARGENTINA – Podcast

112
O professor Marcelo de Oliveira Passos – integrante da mesa de debates do Treze Horas – atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia e do Mestrado em Organizações e Mercados/Economia Aplicada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
PROF. DE ECONOMIA MARCELO OLIVEIRA PASSOS AVALIA A MORTE DE CARLOS MENEN E SOBRE SUAS POLÍTICAS ECONÔMICAS NA ARGENTINA – Podcast

O ex-presidente da Argentina Carlos Saul Menem, morreu esta semana aos 90 anos. Menem governou a Argentina entre 1989 e 1999, sendo a pessoa que mais tempo comandou o país vizinho de forma ininterrupta. Política de privatização e forte abertura às importações o distanciaram da doutrina estatista e industrial histórica de sua força política, o peronismo. Este é o o objeto do comentário do Professor de Economia e colaborador da mesa do Treze Horas, Marcelo Oliveira Passos que relata o período econômico do governo Menem no Podcast acima.

MARCELO DE OLIVEIRA PASSOS

Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia e do Mestrado em Organizações e Mercados/Economia Aplicada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pós-doutorado em Economia Computacional no “Research Unit on Complexity and Economics” da Universidade de Lisboa. Doutorado e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela UFPR – Universidade Federal do Paraná (2008 e 2001, respectivamente). Especialização em Economia Estratégica de Empresas pela FAE Business School (Curitiba, 1997) e Bacharelado em Ciências Econômicas pela FAE Business School (Curitiba, 1995). Foi pesquisador júnior do Projeto Cátedras IPEA/Capes (2011), professor assistente no Depto de Economia da UFPR (2002-2003).  Experiência como analista econômico-financeiro de projetos de investimento no BRDE- Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Curitiba, 2006-2008). Áreas de concentração em pesquisa: economia matemática e computacional (sistemas complexos e redes complexas aplicadas à Economia e Finanças); economia monetária e financeira; teoria do capital humano.