PRESIDENTE DA EBSERH ESTARÁ EM PELOTAS NESTA QUINTA-FEIRA, 11.01

146
Arthur Chioro foi Ministro da Saúde e hoje preside a EBSERH, que administra o Hospital Escola da UFPEL. Foto: EBSEH / Divulgação

Hoje (quarta-feira) e amanhã (quinta-feira), dias 10 e 11 de janeiro, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, estará no sul do Rio Grande do Sul para visitar as instituições geridas pela estatal. A visita tem como objetivo conhecer e entender de forma mais aprofundada o funcionamento das instituições de saúde, além de discutir possíveis melhorias na prestação de serviços via Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente participará de eventos e reuniões com autoridades locais.

No dia 11 de janeiro, o presidente visitará o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), com reunião na reitoria da Universidade e visita aos prédios do Hospital, incluindo o Bloco 3 – concluído em 2020, com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Também haverá o descerramento da placa de início da reforma da Laneira para alocação dos ambulatórios da Faculdade de Medicina (FaMed/UFPel) – com recursos oriundos da Ebserh – que, assim, possibilitará a continuidade das obras do novo prédio para o hospital de Pelotas. O objetivo da visita é avançar no planejamento dessas obras que, após concluídas, possibilitarão que o HE-UFPel saia do atual prédio, que é alugado e cuja estrutura é antiga, para o novo prédio, cujas instalações próprias serão mais modernas e abrigarão os serviços do hospital.

O novo prédio será construído com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, totalizando R$ 265,2 milhões. As obras devem ser realizadas entre 2024 e 2027 e as futuras instalações irão abrigar:  Bloco 1, com seis pavimentos, projetado para receber as unidades e serviços relacionados à internação hospitalar; Bloco 2, com dois pavimentos, onde ficarão os serviços ambulatoriais e de apoio diagnóstico e terapêutico.

Com 172 leitos, o Hospital atende 21 municípios do sul do Rio Grande do Sul, abrangendo uma população de mais de um milhão de habitantes. Anualmente, o HE-UFPel realiza mais de 300 mil procedimentos ambulatoriais e cinco mil internações, além de atender 150 leitos de internação domiciliar. Com os novos prédios, a expansão prevista é de mais de 100 leitos.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.