POLÍTICA NO PONTO – 6

133

POLÍTICA NO PONTO – Clayton Rocha e Paulo Gastal Neto

***

Chiarelli e Ary,

Novidade velha – A candidatura do ex-prefeito Irajá Rodrigues, aos 88 anos, reedita uma passagem da vida política pelotense. Ela lembra a disputa de 1992 quando Ary Alcântara (PFL), aos 72 anos, concorreu contra Irajá (PMDB), Érico Ribeiro (PDS), Cecília Hipólito (PT), Sérgio Souza Soares (PDT) e Antônio Kleber Matias Neto (PST). Naquela ocasião Ary fez 5.714 votos e tirou de Érico Ribeiro a vitória. Irajá fez, naquela ocasião, 55.395 votos contra 52.834 de Érico. Na época – não havia segundo turno – se dizia que Ary deveria apoiar Érico e a vitória estaria garantida para o candidato da direita. A pergunta neste momento é: A entrada de Irajá na disputa irá abalar qual candidatura? O 6 de outubro revelará.

***

Dança das cadeiras – O sacrifício faz parte da política desde Roma. A semana passada foi necessário duas baixas de velhos aliados para a contemplar novos amigos.  Gilmar Bazanella deixou a Secretaria de Turismo e Inovação (Sdeti), para que o paço pudesse contemplar a nova aliada do PSB, Paula Cardoso. Na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Paulo Corrêa, também socialista, assumiu o lugar de Cláudia Leite como titular da pasta. O cumprimento de acordos requer sacrifícios na política.

***

Já se sabia – A Federação que reúne o PSOL e a Rede definiu, em convenção, o apoio à candidatura de Fernando Marroni à prefeitura de Pelotas, nas eleições de outubro. O PSOL indicou o nome da professora da Universidade Federal de Pelotas, Daniela Brizolara (foto), para compor a chapa no cargo de vice-prefeita. Os dois partidos, que formam uma Federação, também indicaram os nomes que serão candidatos a Câmara de Vereadores. A convenção aconteceu no plenário do Legislativo Municipal.

***

Novidade – O PDT terá Reginaldo Bacci como candidato a prefeito de Pelotas e a Professora Graziela Ramalho (foto) como vice prefeita! O partido fez o anuncio segunda-feira, 05.08. Graziela já concorreu a vereadora.

 

***

Rio Grande I – O MDB de Rio Grande definiu em sua convenção o nome de Fábio Branco (foto no Treze Horas) à reeleição. A coligação inclui PSDB, Cidadania, PP, PL, Republicanos e PRD. Para o cargo de vice, na mesma chapa, são cotados os nomes do ex-deputado federal Claudio Diaz (PP) e o vereador José Antônio da Silva, o Repolhinho (PSDB).

***

Lindenmeyer indicou Halley, advogado de seu escritório.

Rio Grande II – Branco terá um forte opositor. Candidato do PT, indicado pelo deputado federal Alexandre Lindenmeyer, Halley Lino de Souza. Halley tem 48 anos, é advogado trabalhista e concorreu a deputado estadual, em 2022, fazendo 36.150 votos, sendo o primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa. A coligação inclui PC do B e PV federados com o PT.

***

Até a próxima!