POLÍTICA NO PONTO – Clayton Rocha e Paulo Gastal Neto
***
CONVERSA – Foi com imensa satisfação que participei, na 50ª Feira do Livro de Pelotas, do projeto Conversa com o Escritor. Na ocasião fizemos um excelente bate-papo com o escritor e mestre em Comunicação Carlos Guimarães, que apresentou seu novo livro, “Ruy Carlos Ostermann: um encontro com o professor” — uma obra que revive a trajetória inspiradora de Ruy Carlos Ostermann, desde sua infância até os dias atuais, revelando capítulos marcantes como estudante, professor, comunicador e até na política. Na resenha também estava a querida Cristiane Ostermann, filha do Ruy, conduziu a conversa, tornando o momento emocionante e cheio de histórias que celebrou o legado do jornalista, cronista esportivo, ex-deputado e secretário de estado. Nota dez. (CR)
***
AVENIDA FERREIRA VIANNA, PELOTAS! – Caro leitor: – Você sabia que esse pelotense, ministro da Justiça do Império, foi quem assinou a “Lei Áurea” ao lado da Princesa Isabel?Sabia que esse pelotense eminente integrou a lista dos “5 grandes tribunos” daquela época: Rui Barbosa, Augusto Olímpio Gomes de Castro, Domingos de Andrade Figueira, Joaquim Nabuco, ANTÔNIO FERREIRA VIANA!
BENÇÃO – O governador Eduardo Leite fez, recentemente, visita protocolar ao mais novo Cardeal Brasileiro: o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, foi escolhido pelo Papa Francisco para a função. Na visita, o governador desejou os parabéns, à Dom Jaime e disse que ele poderá contar com o apoio do RS para servir e ajudar os gaúchos, especialmente os mais necessitados.
***
RELAÇÃO – O presidente do Paraguai, o jovem Santiago Peña tem um amigo pelotense: Giovanne Boff. Aos 44 anos, Peña é voltado para a questão dos solos na América do Sul. Participou recentemente do Congresso Mundial de Plantio Direto, e vem atuando com grande entusiasmo em questões ligadas a minerais, correção de solos, atividades no solo, além do silício. O Paraguai vem desenvolvendo um papel chave nessas questões, além de estimular países como Equador, Argentina e Brasil para que invistam nestes aspectos indispensáveis ao desenvolvimento da América do Sul.
***
PRESIDÊNCIA – Em andamento e com força as articulações para a eleição da nova mesa diretora e consequentemente novo presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, que assume a legislatura em 1º de fevereiro de 2025.
Aparece forte o nome do vereador Michel Promove-PP (Progressistas) (foto), reeleito com 3.935 votos, cujo partido mantém conversas com o prefeito eleito Fernando Marroni e seu assessor especial, Salvador Mandangará. O PT deverá apoiar o nome de Michel para a presidência do legislativo.
.
.
PETRÓLEO – Em um movimento estratégico, a Petrobras está investindo na exploração da Bacia de Pelotas, uma região ainda pouco conhecida do grande público, mas com potencial para alçar o Brasil ao mesmo patamar de grandes produtores de petróleo. A recente descoberta de uma reserva estimada em até 15 bilhões de barris de petróleo levanta a possibilidade de o Sul do Brasil emergir como um importante centro econômico e geopolítico.
Conforme apuração do jornal O GLOBO, do Rio de Janeiro, essa movimentação estratégica ocorre em um contexto onde a indústria brasileira de petróleo busca novos horizontes, uma vez que o pré-sal se aproxima de seu limite produtivo estimado para 2030.
***
Até a próxima!