POLÍTICA NO PONTO – 17

87

POLÍTICA NO PONTO – Clayton Rocha e Paulo Gastal Neto

***

CONVERSA – Foi com imensa satisfação que participei, na 50ª Feira do Livro de Pelotas, do projeto Conversa com o Escritor. Na ocasião fizemos um excelente bate-papo com o escritor e mestre em Comunicação Carlos Guimarães, que apresentou seu novo livro, “Ruy Carlos Ostermann: um encontro com o professor” — uma obra que revive a trajetória inspiradora de Ruy Carlos Ostermann, desde sua infância até os dias atuais, revelando capítulos marcantes como estudante, professor, comunicador e até na política. Na resenha também estava a querida Cristiane Ostermann, filha do Ruy, conduziu a conversa, tornando o momento emocionante e cheio de histórias que celebrou o legado do jornalista, cronista esportivo, ex-deputado e secretário de estado. Nota dez. (CR)

***

AVENIDA FERREIRA VIANNA, PELOTAS! – Caro leitor: – Você sabia que esse pelotense, ministro da Justiça do Império, foi quem assinou a “Lei Áurea” ao lado da Princesa Isabel?Sabia que esse pelotense eminente integrou a lista dos “5 grandes tribunos” daquela época: Rui Barbosa, Augusto Olímpio Gomes de Castro, Domingos de Andrade Figueira, Joaquim Nabuco, ANTÔNIO FERREIRA VIANA!

Ora pregador, ora tribuno, ora palestrador, Ferreira Vianna brincava com a palavra, e a coloria, e a torcia, e a meneava como perito artista o seu dócil instrumento… A arte refinada deste eminente mestre da palavra muito encantou e divertiu seus contemporâneos.
.
FERREIRA VIANNA era dedicado aos hospitais, e os visitava, e ajudava os necessitados durante o tempo todo, através de sinais contundentes de sua humildade e grandeza humana.
.
POR TODAS ESSAS RAZÕES, VALE LEMBRAR AQUI: A AVENIDA FERREIRA VIANA, na Cidade de Pelotas, homenageia esse Ministro da Justiça – um tribuno notável – que marcou época e que encantou o Brasil.
.
***
.
AUSÊNCIA – Um dos maiores investidores da construção civil em Pelotas é Claudio Teitelbaum, com o bairro planejado Quartier. Participei, na última segunda-feira, 04.11, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, da solenidade de posse de Teitelbaum a frente do Sinduscon-RS, que na mesma data completou 75 anos. Ele foi reeleito para mais um mandato. Na solenidade foram citadas as presenças dos representantes dos sindicatos da construção das maiores cidade do RS, como Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Santa Maria, mas ninguém, nenhum pedreiro de Pelotas lá estava ou foi mencionado. É o descaso e a soberba pelotense se fazendo presente e mostrando o elevado grau de autossuficiência. O engenheiro Claudio Teitelbaum foi convidado para assumir de forma imediata uma forte ação de contribuição na “reconstrução do Rio Grande do Sul”, por conta das  consequências da tragédia climática. Segundo Teitelbaum, as construções servirão de base para transferências de conhecimento, expertise da engenharia, ao poder público e a outras organizações que estiverem interessadas na adoção de ação similar. Parabéns. (PGN)
.
***
.

BENÇÃO – O governador Eduardo Leite fez, recentemente, visita protocolar ao mais novo Cardeal Brasileiro:  o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, foi escolhido pelo Papa Francisco para a função. Na visita, o governador desejou os parabéns, à Dom Jaime e disse que ele poderá contar com o apoio do RS para servir e ajudar os gaúchos, especialmente os mais necessitados.

***

Giovanne Boff e o presidente do Paraguai, Saintiago Peña

RELAÇÃO – O presidente do Paraguai, o jovem Santiago Peña tem um amigo pelotense: Giovanne Boff. Aos 44 anos, Peña é voltado para a questão dos solos na América do Sul. Participou recentemente do Congresso Mundial de Plantio Direto, e vem atuando com grande entusiasmo em questões ligadas a minerais, correção de solos, atividades no solo, além do silício. O Paraguai vem desenvolvendo um papel chave nessas questões, além de estimular países como Equador, Argentina e Brasil para que invistam nestes aspectos indispensáveis ao desenvolvimento da América do Sul.

***

Michel Promove-PP no Treze Horas. Foto: Arquivo d Treze Horas.

PRESIDÊNCIA – Em andamento e com força as articulações para a eleição da nova mesa diretora e consequentemente novo presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, que assume a legislatura em 1º de fevereiro de 2025.

Aparece forte o nome do vereador Michel Promove-PP (Progressistas) (foto), reeleito com 3.935 votos, cujo partido mantém conversas com o prefeito eleito Fernando Marroni e seu assessor especial, Salvador Mandangará. O PT deverá apoiar o nome de Michel para a presidência do legislativo.

.

.

PETRÓLEO – Em um movimento estratégico, a Petrobras está investindo na exploração da Bacia de Pelotas, uma região ainda pouco conhecida do grande público, mas com potencial para alçar o Brasil ao mesmo patamar de grandes produtores de petróleo. A recente descoberta de uma reserva estimada em até 15 bilhões de barris de petróleo levanta a possibilidade de o Sul do Brasil emergir como um importante centro econômico e geopolítico.

Conforme apuração do jornal O GLOBO, do Rio de Janeiro, essa movimentação estratégica ocorre em um contexto onde a indústria brasileira de petróleo busca novos horizontes, uma vez que o pré-sal se aproxima de seu limite produtivo estimado para 2030.

***

Até a próxima!