ARTIGO – A CONSCIÊNCIA NACIONAL

52
Brasília: 01/01/2022. Em 01 de janeiro de 2019 escrevi esse texto. Vou reeditá-lo porque se mostra muito atual, ainda.
A CONSCIÊNCIA NACIONAL
.
Ivon Carrico*
.
Junho/2013 foi para o Brasil como o Maio/1968 foi para a França. Naquela época houve um intenso debate na sociedade, academia, sindicatos acerca do País que os franceses desejavam.
.
Daí que o Charles De Gaulle, Presidente e herói da II Grande Gerra teve a grandeza de entender que o seu tempo passara e se recolheu a Colombey-les-deux-Églises, onde repousam seus restos mortais.
.
O Getúlio Vargas se recolheu, após o 1° Governo, a sua São Borja/RS. Foram tempos necessários para permitir aos países respirar e retomar, cada um, o seu rumo.
.
Bem, nenhum Projeto de Poder é eterno. E a história, tal qual a curva trigonométrica na Matemática, é cíclica. A própria vida tem essa dinâmica. O tempo, também: as estações se repetem com uma beleza ímpar!!  Mas, nunca o mais do mesmo.
.
Essa dinâmica, contudo, nas Ciências Políticas é infame! Os ideais não se renovam na maioria das vezes. Vejam o caso do Daniel Ortega, na Nicarágua: seus ideais na década de 80 permitiram ao seu povo sonhar. Retornou. Hoje, é um desastre e estabeleceu uma ditadura.
.
O Getúlio saiu de uma ditadura do Estado Novo e retornou. Acabou, entretanto, sucumbindo e suicidou-se.
.
O tempo do Lula passou. O seu Projeto de Poder foi corroído pela corrupção e pela traição aos seus ideais de ética, lisura e decência.
.
Temos, todavia, de ser justos: todos esses Governantes, em algum momento do exercicio do Poder, atenderam aos anseios dos seus povos. Mas, se deixaram tragar pela vaidade, ganância e usura.
.
Não o De Gaulle!!! Este foi grande na estatura fisica, como na decência.
.
No Brasil, o resultado da eleição em 2018 é indefectível. Que o Lula pense como o De Gaulle e se retire para São Bernardo do Campo.
.
*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. (Brasília, 01/01/2022).