PELOTAS PRESENTE NA SOUTH SUMMIT

126
Realizado desde 2012 em Madrid, na Espanha, o South Summit é reconhecido como uma plataforma global de inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema empresarial. Já movimentou cerca de US$ 8,2 bilhões em investimentos.

Pela primeira vez realizado no Brasil, evento internacional de inovação terá representação de startups do Pelotas Parque Tecnológico e espaço de divulgação do município.

As potencialidades de Pelotas do setor da inovação e de tecnologia estarão numa das principais vitrines internacionais nos próximos dias. O município participa a partir desta quarta-feira (4) da primeira edição do South Summit no Brasil, em Porto Alegre. Integram ao evento 35 startups vinculadas ao Pelotas Parque Tecnológico. A cidade também terá um espaço de divulgação no Pavilhão da Inovação, junto ao estande do governo do Estado.

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhará abertura do evento nesta quarta e, na quinta feira (5), estará representando Pelotas no estande da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado. No local, destinado para fazer network e articular parcerias comerciais, estarão também as incubadoras do Candy Valle e de todo o ecossistema de negócios do município. A diretora executiva do Parque Tecnológico e presidente do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi) do Município, Rosâni Ribeiro, destaca que a presença no evento será uma oportunidade de prospectar novas ideias e iniciativas. “O South Summit é um evento muito abrangente que proporciona conexões e possibilidades, tanto para o nosso desenvolvimento institucional, como para as ações de inovação da cidade e região. Pelotas vem ampliando sua presença no mapa da inovação, o que fortalece toda a economia. Estamos com expectativas positivas de crescimento e projetos inovadores que podem surgir a partir do evento, então esperamos que seja um sucesso”, projetou Rosâni.

Para o presidente do Candy Valley, grupo de startups e empreendedores que constituem o ecossistema de inovação em Pelotas e região da Costa Doce desde 2018, Juan Carlo, o South Summit é muito importante especialmente neste momento de retomada. “Não é sempre que aparece uma oportunidade dessas, de se ter contato com investidores e empreendedores, para se ampliar os conhecimentos em inovação”, disse Juan Carlo que também é CEO fundador da startup Vênus Gestão Estratégica e Inovação. Mais de 100 pessoas da região, representantes do segmento de inovação e tecnologia estarão presentes no evento.

Preparação e parcerias para o South Summit

O Pelotas Parque Tecnológico ingressou no South Summit em fevereiro deste ano, quando participou de uma reunião como associada da Rede Gaúcha de Inovação, onde a Instituição é um dos 16 parques que participam de outros ambientes de inovação no estado. A instituição de Pelotas intensificou a divulgação do evento e com isso a marca do parque pelotense foi vinculada à South Summit.

Em um segundo momento, foi fechada uma parceria entre a Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), o Candy Valley, a Coplace (empresa de coworking parceira e que opera projetos no Pelotas Parque) e a Associação Gaúcha de Startups, com a realização de atividades pré South Summit. Em seguida, também foi articulado o apoio da empresa Expresso Embaixador, para o transporte dos representantes pelotenses para o evento. O Parque ainda cooperou com a divulgação e participação do Sebrae.

O que é o South Summit

Realizado desde 2012 em Madrid, na Espanha, o South Summit é reconhecido como uma plataforma global de inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema empresarial. Já movimentou cerca de US$ 8,2 bilhões em investimentos. Sua última edição reuniu mais de 20 mil participantes e mais de 8 mil empresários, dentre corporativos e investidores. O South Summit é hoje o principal encontro de conexão entre startups, empresas e fundos de investimento globais. A edição brasileira conta com a correalização do governo do Rio Grande do Sul.