PELOTAS DESTACADA EM EVENTO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA NOS EUA

139

Prefeita apresentou a experiência exitosa com o Pacto Pelotas pela Paz no lançamento da Plataforma de Evidências em Segurança Pública do BID, em Washington, capital americana

A prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas o Brasil no lançamento da Plataforma de Evidências em Segurança e Justiça do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (DC), nos EUA. O município, junto com a Cidade do México, foi convidado a apresentar o Pacto Pelotas pela Paz, projeto que é considerado uma experiência exitosa na área de segurança pública.

Em painel que promoveu o diálogo com o subsecretário de Participação Cidadã e Prevenção ao Crime da Secretaria de Segurança Cidadã do Governo da Cidade do México, Pablo Vázquez, o Pacto foi exposto por Paula. Diante da violência crescente em Pelotas e da cobrança por segurança, de parte da população, em 2017, foi implementada a política pública construída com nova perspectiva, baseada em evidências científicas, prevenção e integração.

O Pacto é responsável pela queda de mais de 80% nos crimes letais e de 70% dos crimes patrimoniais entre 2017 e 2022. A importância da prestação de contas por parte do Município, com a exposição dos índices criminais, foi destacada pela gestora durante a palestra, pois cria engajamento com a sociedade.

Com a atuação dos projetos de prevenção, os jovens deixaram de ser alvo dos crimes para protagonistas da cidade do futuro. Além de beneficiá-los, a política auxilia famílias e contribui para o surgimento de melhorias nas habitações, para reduzir desigualdades e promover cidadania, e em investimentos, na primeira infância, para construir uma cultura de paz.

Uma ferramenta para fortalecer as políticas de segurança pública

A Plataforma de Evidências em Segurança e Justiça, elaborada pelo BID, é uma ferramenta pioneira que visa facilitar o acesso de gestores públicos da América Latina a evidências científicas que podem ser incorporadas na redução de criminalidade e violência na região. O site também é de uso comum e direcionado a toda sociedade.

O banco de informações está disponível em espanhol e em português, com evidências sistematizadas de, aproximadamente, cem tipos de soluções e 700 casos avaliados – dos quais, cerca de 60 são da região -, em áreas como prevenção da violência infanto juvenil, prevenção da violência contra mulheres, segurança urbana, policiamento, justiça criminal e reintegração social.

“É uma plataforma que vai qualificar as nossas políticas de segurança pública, ao permitir contato com experiências que deram certo e as que não deram, e que também será essencial para estimular outras cidades a seguirem no mesmo caminho e pensar em reduzir a violência e criminalidade”, destacou a prefeita.