PELOTAS CELEBRA DIA DO JAZZ COM SHOWS E WORKSHOP – Podcast

64
O saxofonista João Ávila, ao lado do baixista Gus Barbosa (produtor e idealizador da versão local do International Jazz Day) e do guitarrista Celso Krause (à direita da foto), no show da Satolep Jazz, durante a edição 2017 do evento. Foto divulgação.

INTERNATIONAL JAZZ DAY PELOTAS – LEONARDO AMARAL E GUSTAVO BARBOSA – Podcast

Edição 2022 do International Jazz Day Pelotas retoma programação em formato presencial dia 30 de abril, um sábado.

O International Jazz Day Pelotas está de volta após dois anos de ausência da cena cultural da cidade devido às restrições impostas pela pandemia. A programação da edição 2022 conta com shows, discotecagem e workshop de artistas locais e da região a partir das 16h deste sábado, dia 30 de abril – data instituída pela Unesco em 2011 para homenagear o gênero -, no palco do Boulevard Quartier, espaço coberto criado para shows e eventos no bairro Quartier, Zona Norte da cidade.

A retomada no formato presencial contará também com espaço denominado Quintal Quartier, com feira de gastronomia e economia criativa. A realização é do bairro Quartier, com apoio da Polvo Internet. Produção do músico e representante do Dia Internacional do Jazz em Pelotas, Gustavo Barbosa.

PROGRAMAÇÃO

No palco as atrações do International Jazz Day Pelotas, edição 2022, serão abertas com workshop do pianista e tecladista pelotense radicado no Rio de Janeiro, Fernando Leitzke – que vai abordar “A linguagem do jazz na música brasileira”.

Na sequência, discotecagem com o DJ Lúcio Oliveira. O primeiro show da edição 2022 do International Jazz Day Pelotas, está agendado para as 18h, com a pelotense Autocine – música instrumental autoral (“e atemporal”) com Gus Barbosa (baixo), Leonardo Amaral Kbeça (teclados), Franco Xavier (bateria), João Ávila (sax), Gil Soares (flauta), Sandro Motta (trumpete), Vini Foronfa (trombone) e Jucá de Leon (percussão). A banda, na primeira metade deste mês, estreou no Youtube com o clipe da música O começo ((886) O Começo – YouTube).

Às 19h, é a vez do guitarrista Zazá Soares. Natural de Rio Grande, ele se apresenta com os velhos parceiros da banda Kiai, da qual também fez parte: o baixista Dionísio Souza e o baterista Lucas Fê. O pelotense Daniel Zanotelli (sax) completa o time. Também professor, produtor musical e arranjador, Zazá mostra trabalho autoral, com composições que fazem parte do EP de estreia, Outro desenho (disponível na plataforma Spotfy, que você pode conferir pelo link Zazá Soares | Spotify), além de material inédito que estará presente no seu próximo trabalho.

O International Jazz Day Pelotas, edição 2022, fecha a programação com o retorno aos palcos do Clube de Jazz de Pelotas, agora formado por Renato Popó (bateria), Negrinho Martins (baixo), Hamilton Pereira (guitarra) e Daniel Zanotelli (sax). No repertório, standarts de jazz na companhia de convidados, como a cantora Marília Piovesan, o guitarrista moçambicano Regino Matimbe, o acordeonista Geovani Marques e o tecladista Fernando Leitzke. Todos os shows serão transmitidos via internet.

Pelotas se insere oficialmente no circuito do Dia Internacional do Jazz desde 2015, quatro anos depois da data ser instituída pela Unesco e três após ser celebrada em várias cidades do mundo na forma de atividades alusivas.

As três primeiras edições ocorreram no Largo do Mercado, depois no Parque Una e, em 2019, na casa noturna Alegoria Casa Bar. Com a pandemia, diante da impossibilidade de promover o evento em formato presencial, em 2020 a organização fez transmissões via blog (International Jazz Day Pelotas) de apresentações de edições anteriores. “Pelo menos não paramos, foi o jeito que demos para manter o International Jazz Day na lembrança das pessoas”, disse o músico, produtor e idealizador do evento em Pelotas, Gustavo Barbosa.

SERVIÇO

O que: International Jazz Day Pelotas, com workshop do tecladista Fernando Leitzke, discotecagem com DJ Lúcio Oliveira e shows das bandas Autocine, Zazá Soares Quarteto e Clube de Jazz de Pelotas & convidados

Onde: Boulevard Quartier, bairro Quartier – Zona Norte de Pelotas

Quando: Dia 30 de abril, a partir das 16h

Ingressos gratuitos a partir das 14h desta terça-feira (26/4) via link da conta @bairroquartier no Instagram