PADARIA AVENIDA, 50 ANOS!

285
Uma marca registrada com a assinatura de “RAMIRO RODRIGUES”.
QUARTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2023.
.
Por Clayton Rocha*
.
PADARIA AVENIDA, 50 ANOS!
Nada é mais forte que o hábito.
.
Uma marca registrada com a assinatura de “RAMIRO RODRIGUES”.
.
Bendito Centro Norte de Portugal, a nossa Cidade-Irmã Aveiro, e tantos endereços portugueses hoje fortemente ligados à nossa terra. E bastaria citar, dentre muitos outros, Manoel Marques da Fonseca Júnior, Joaquim Oliveira, Joaquim Dias, Joaquim Rodrigues, Maximiano Pombo Cirne, Manoel Pereira de Almeida, Carlos Frio, vultos estes – citando alguns poucos -permanentemente merecedores de um preito de gratidão.
.
Hoje, no entanto, esse 29 de março de 2023 merece ser dedicado exclusivamente ao estimado Ramiro Rodrigues, amizade sólida e bem antiga, fortalecida durante cafés da manhã marcados pela boa e intensa conversa sobre Pelotas e Aveiro, além dos nossos entusiasmos recíprocos pelo “leitão à Bairrada”.
.
Ramiro dedica-se ao comércio com toda a intensidade de suas forças, ama Pelotas, preocupa-se com o presente e com o futuro de nossa terra. Atento ao dia a dia de suas atividades comerciais, ele perscruta o que se passa na cidade, questiona, ouve depoimentos fortes e de toda ordem, otimistas e pessimistas, e projeta soluções no médio ou no longo prazo. Ele bem sabe que uma das artes mais importantes nesta vida é a de saber ouvir, e o faz com paciência infinita.
.
No dia de hoje, 50 anos de Padaria Avenida, e quase 45 anos de 13 Horas, eu o saúdo com entusiasmo em nome de nossa velha amizade! Eu costumo dizer que para estar junto de determinadas pessoas não é preciso estar perto, mas sim do lado de dentro.
.
Cumprimentos efusivos, prezadíssimo Ramiro Rodrigues, neste meio século de Padaria Avenida. E quanto à confraternização especial e à altura da data, vamos tratar de construir o forno aquele, diferenciado e inexistente nestas bandas, capaz de garantir o ” leitão à bairrada” do qual talvez sejamos merecedores.
.
*Jornalista e coordenador do Treze Horas desde 6 de novembro de 1978.
.