ONDA DE CALOR E TEMPESTADES NO RS – BARRA METEOROLOGIA

184
Massa de ar quente e seca que atua sobre o Cone Sul se intensifica sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (13/02). Fonte da imagem: @weatherbellanalytics

ONDA DE CALOR E TEMPESTADES NO RIO GRANDE DO SUL

.
Estará no Treze Horas, desta segunda-feira, por telefone, o meteorologista Allef Mattos, da Barra Meteorologia.
.
Uma intensa massa de ar quente e seca que atua sobre o Cone Sul se intensifica sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (13/02). Várias simulações computadorizadas (ver imagens) indicam temperaturas próximas ou superiores aos 38/40°C em várias regiões do norte e nordeste do Uruguai, Rio Grande do Sul, algumas províncias do norte Argentino e Paraguai. Algumas regiões podem registrar recordes históricos de calor. Além disso, as altas temperaturas serão acompanhados de índices de umidade relativa em estado de alerta e atenção (próximo dos 20/30%), não descartando que algumas áreas registrem índices de emergência, quando atinge valores abaixo dos 12%, compatível com registros observados em regiões desérticas.
.
O forte calor começa a ceder amanhã com o avanço de uma frente fria que já se desloca pela Argentina e deve avançar causando instabilidade entre o Uruguai e o Sul do Brasil a partir de amanhã.
⚠️ ALERTA-SE para a formação de tempestades ao longo da terça-feira (14/02) que devem causar chuva localmente forte acompanhada de raios ⚡️Tambem poderemos ter no RS, rajadas de vento superiores aos 70 km/h (pontualmente acima dos 100 km/h, quando associadas a tempestades severas) e eventual precipitação de granizo. Amanhã, conforme ilustram os mapas, ainda espera-se intenso aquecimento entre a madrugada e parte da tarde em várias áreas do centro/norte do RS e do Litoral Sul de SC, o que deve favorecer a formação e intensificação de núcleos de tempestades sobre essas áreas.