NOVO ALERTA DO INMET SINALIZA CHANCE DE TEMPESTADE NO SUL DO RS

944
Região, pouco afetada nos temporais da última semana, agora conta com dois alertas do Inmet. Inmet / Reprodução

Aviso chama atenção para a possibilidade de chuva volumosa, vento intenso e queda de granizo na região

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais um alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul. Além do aviso publicado às 5h32min desta segunda-feira (6), o órgão divulgou mais um comunicado, às 9h16min. Os alertas são para o extremo sul do Estado, pegando municípios da Região Sul e da Campanha.

O alerta vermelho, que sinaliza grande perigo, fica válido até as 12h de terça-feira (7) e abrange os municípios de Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.  O órgão chama atenção para a possibilidade de chuva volumosa, podendo ser registrado valores superiores a 100 milímetros por dia, na região.

Os números são preocupantes porque, em alguns locais, o volume esperado para o dia se aproxima da média climatológica para todo o mês. Em Santa Vitória do Palmar, por exemplo, dados do Inmet mostram que é normal chover 119,2 milímetros em maio. Já em Rio Grande, essa média é mais baixa: 112 milímetros.

Além disso, há chances de rajadas de vento intensa, superiores a 100km/h. O Inmet também sinaliza risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O alerta laranja, de perigo, é válido até as 18h dessa segunda-feira e inclui outro município da região: Aceguá. Nesse aviso, o órgão chama atenção para a possibilidade de chuva volumosa, entre 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, na região. Também há possibilidade de rajadas de vento intensa e risco de queda de granizo no município.

A ponta sul do Estado foi a menos afetada pelos temporais que iniciaram na semana passada. No resto do Rio Grande do Sul, a estimativa é que mais de 300 municípios e 420 mil gaúchos tenham sido impactados pela chuva e pelas enchentes.