MORRE O MÉDICO MOACIR JARDIM

653
O Dr. Moacir Jardim em uma de suas participações no Treze Horas da Rádio Universidade Católica de Pelotas. Foto: Arquivo Treze Horas.

Morreu na madrugada deste sábado, 22 de abril de 2023 o doutor Moacir Victorino Jardim, braço direito de Dom Antônio Záttera e criador do Curso de Medicina da UCPel. Ele estava internado na UTI da Sociedade Portuguesa de Beneficência há três semanas,  com problemas cardíacos e pulmonares. Ele tinha 89 anos de idade.

.
O jovem Jardim chegado de BH. Foto: Arquivo Treze Horas.

Moacir Victorino Jardim, que em seis meses iria comemorar 90 anos, nasceu em Minas Gerais e cursou Medicina em Belo Horizonte. Mudou-se para Pelotas muito jovem, a convite de Dom Antônio Záttera. Na época, ele trocou os EUA, onde faria especialização em cirurgia, pela Cidade de Pelotas, e nunca mais saiu daqui.

.
Num dos momentos mais marcantes da história da UCPel, comprou as ações de um hospital e presenteou Dom Antônio: – “Está aqui o seu hospital, senhor Reitor, é um presente ao nosso Bispo, grande devoto das causas da educação e da saúde”. Ato contínuo, Dom Antônio e Jardim abraçaram-se e choraram juntos na reitoria da UCPel.
.
O velório será realizado a partir das 9 horas deste sábado, na Capela da Angelus Pax, na avenida Duque de Caxias.
.
.