MERCADO DE PELOTAS COMPLETA 176 ANOS NESTA SEXTA-FEIRA

269
O Mercado Central de Pelotas completa 176 anos nesta sexta-feira, 03.01,2025. Integrantes da Associação dos Permissionários do Mercado Central de Pelotas participarão do Treze Hora de hoje. Nas redes sociais publicações enaltecem a data como esta abaixo publicada no Facebook no espaço oficial da APMCPEL:
PUBLICAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PERMISSIONÁRIOS DO MERCADO CENTRAL
É com imensa alegria que a APMCPEL – Associação dos Permissionários do Mercado Central de Pelotas, comemora junto de todos os pelotenses o aniversário de um dos nossos maiores orgulhos da cidade – Nosso querido Mercado Central.
São 176 anos de história completo hoje, no dia 03/01/25.
É o Mercado Central mais antigo em funcionamento do país.
Prédio histórico mais visitado da cidade de Pelotas.
Aberto todos os dias da semana.
O Mercado Central de Pelotas, conta com 4.084m² construído no estilo neoclássico, com portões de ferro, e sua imponente Torre do Relógio (inspirada na Torre Eiffel), importada da Alemanha, há cerca de 110 anos, um dos símbolos mais notórios da cidade de Pelotas. É um marco da arquitetura e da história local, prédio tombado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é reconhecido por sua estrutura imponente e abriga uma variedade de lojas, restaurantes, lancherias, docerias, peixarias, açougue, barbearias, artesanatos, lojas de grãos, especiarias, temperos, vinhos, artigos em couro e vime, souvenirs e lembranças, e produtos típicos da região. O nosso Mercado Central se consolida como um ponto de encontro para moradores e turistas, sendo um lugar onde se pode experimentar a cultura e a gastronomia de Pelotas.
.
Fatos importantes:
– Atualmente o mercado conta com 83 bancas, destas, 42 empresas estão em funcionamento, muitas utilizam mais de uma banca, maximizando seus espaços.
– Temos disponível a população e turistas – 1 CAT – Centro de Atenção ao Turista.
.
Tradição:
• Barbearias com mais de 54 anos em funcionamento;
• Peixarias com mais de 53 anos em funcionamento;
• Lancherias com 24 anos em funcionamento;
.
Desenvolvimento Econômico:
• Importante centro gastronômico e comercial de grande circulação, fomento da economia local.
• Geração de mais de 250 empregos diretos e centenas de indiretos (fornecedores, entregadores, moto táxi, taxistas, uber, transportadoras, diaristas, freelancers, etc).
 Palco de manifestações populares, culturais e democráticas.🤍– Espaço cultural no coração de Pelotas.