MANUEL MARQUES DA FONSECA JÚNIOR: UM VISIONÁRIO!

1277

MANUEL MARQUES DA FONSECA JÚNIOR. UM VISIONÁRIO!
5/Janeiro/ 1925 – 5/Janeiro/2025.
____

O CENTENÁRIO DO SENHOR DAS ESTRADAS!
_____

O SEU EXPRESSO EMBAIXADOR É CARTÃO DE APRESENTAÇÃO DE PELOTAS.
Quem enxerga o início e o fim, esse não falha.
_______

Ele respeitava as grandes lições de todos os tempos e as propagava, mas compreendia a visão alheia durante a conversa esticada e espontânea. Ele costumava lembrar que um pensamento não sabemos o rumo que toma ou se perde, mas o afeto que o concebeu jamais se perde. Pois foi assim que criamos, juntos, o Hospital Sem Paredes de Pelotas – Uma Luz no Caminho, na noite de Natal de 1981.
_______

Ele faria 100 anos de vida neste domingo, dia 5 de janeiro de 2025, data que agora registra uma grande história por ocasião de seu Centenário! Ele não quis ser prefeito de Pelotas, mas foi o presidente da Associação Comercial de Pelotas por ocasião de seu Centenário. E viveu como poucos a história da Sociedade Portuguesa de Beneficência!
________

O menino que veio de Portugal em 1933 aos 8 anos de idade, e que se estabeleceu em Pelotas aos 9 anos de vida, carregava consigo alguns sonhos cuja férrea determinação se encarregaria de viabilizá-los.
_______

Nos anos de 1975 a 1976 ele criaria as ” Organizações Fonseca Júnior”, responsáveis pelo Expresso FJ (que mudaria de nome para chamar-se Expresso Embaixador) mais a Central de Armazenamento, a Lavanderia, as rádios Pelotense e Minuano de Rio Grande; além dos cines Pelotense, Tabajara e América.
_________

O jovem empresário que apreciava ternos de linho branco tinha lá as suas manias nas horas de recolhimento:- A sua base em Porto Alegre era o hotel Umbú da Avenida Farrapos. Ali ele costumava recuperar as suas energias de um jeito diferente, lembra Paulo Roberto Fonseca, seu filho e atual presidente das Organizações Fonseca Júnior:- ” O pai enchia a banheira do apartamento com água muito quente e deitava-se na mesma, onde se acomodava de maneira que pudesse fumar o seu charuto em total recolhimento. Pois foi assim, nestas condições – disse FJ ao seu filho – “que eu fiz os melhores negócios da minha vida!”
__________

Uma outra passagem, lembrada agora pelo seu filho, tornou-se inesquecível para Francisco Corrêa da Silva (irmão do Luiz Carlos), mais o abnegado Ebersol, o próprio Paulo Roberto, o tio Machado e ele, Manuel, presidente da empresa. Foi quando ele disse aos seus colegas de trabalho: – “Vou colocar 5 fichas em cima da mesa, e cada uma delas valerá 500 litros de gasolina mensais para cada um de nós. Estou liberando esse combustível nas bombas da empresa, no entanto, aquele que ultrapassar a cota por mim estabelecida quebrará o pacto e acabará com o acordo. Pois um ano e meio depois FJ convocaria os 4 para uma nova reunião, tendo por objetivo informar-lhes que ele – o próprio Manuel, um dos 5 beneficiados, ultrapassara em 250 litros a cota estabelecida! Logo, ele lamentava informar que o abastecimento estava cortado para todos eles a partir daquele momento. (Um Paulo Roberto sorridente lembra – neste dia do Centenário de seu pai – que ” nós dependíamos uma barbaridade daquele bendito combustível, mas ninguém ousaria discutir uma decisão do chefe!).
__________

Ao concluir, volto-me para os exemplos deixados pelo ” Senhor das Estradas”, a quem devemos homenagear como sendo um dos “Grandes” da Cidade de Pelotas em todos os tempos, cujo Centenário comemora-se hoje, e também associado aos 65 anos de história do seu Expresso Embaixador.
__________

Foi um visionário, um pelotense da gema, (embora tenha nascido em Portugal) , e seu nome – por conta de seu legado – perpetuou-se na história de Pelotas e de Rio Grande, e na própria história do Rio Grande do Sul. Eu sei que posso falar por ele nessa data histórica para as Organizações Fonseca Júnior porque uma confiança ilimitada era o que nos unia!
.
Pois que ele continue a sua caminhada pelas estradas eternas, inteiramente envolvido por essa ” Luz” que tanto o motivava, sendo capaz de preservar a bendita síntese de conversas nossas, sobretudo aquelas que tanto o inspiravam: – “O verdadeiro poder nasce de dentro do homem! Quem se contenta com o necessário tem sempre o suficiente! O sábio não se apega a nada e por isso não perde nada! Quem enxerga o início e o fim, esse não falha!”
____________

Pois que Deus te proteja estimado amigo, esse nosso inesquecível “Senhor das Estradas”. (CR).