MAIS DEZ LEITOS DE UTI NO HOSPITAL SÃO FRANCISCO DE PAULA NESTA SEGUNDA-FEIRA, 18.01

149
HUSFP inaugura novas UTI’s com a presença do governador Eduardo Leite. A cerimônia ocorre nesta segunda-feira (18), às 10h. Serão 10 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19.

O Hospital da Universidade Católica de Pelotas terá mais dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para atendimento exclusivo a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19 a partir desta segunda-feira, 18.01. As novas unidades se somarão à estrutura do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). A ação faz parte do plano de contingência hospitalar do Estado e com isso dar sequência ao processo de abertura e reativação de leitos para enfrentamento à pandemia no RS.

Até então, o HU já contava com uma ala isolada para tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Entretanto, os 13 leitos disponibilizados não eram considerados novos por estarem dentro do número total de leitos cedidos pelo hospital ao Sistema Único de Saúde (SUS). A nova UTI para pacientes Covid-19 também ficará em uma ala separada. Após o término da pandemia, futuramente, o espaço deve se tornar uma UTI Adulto, somando aos leitos existentes na UTI Geral. A ampliação dos leitos conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e também da Secretaria Estadual de Saúde.

Os 10 novos leitos de UTI já estarão em condições de uso ao longo do dia, afirma o diretor de assistência do HU, médico Edevar Machado Júnior. “A recepção desses pacientes se dará através da regulação de leitos do município e na medida em que exista demanda para eles”, completa Machado.