
Avaliação do diretor da FECOMÉRCIO-RS, Antônio Carlos Bachieri Duarte sobre a notícia referente a Ponte Rio Grande – São José do Norte – Podcast:
LIGAÇÃO A SECO ENTRE RIO GRANDE E SÃO JOSÉ DO NORTE AVANÇA
O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte publicou nesta sexta-feira, 21.03, o edital 090/2025 que prevê a contratação de empresa especializada para realizar um projeto de engenharia visando a obra de uma ponte ligando os munícipios de Rio Grande e São José do Norte, considerado BR-101.
Segundo o DNIT, o processo será conduzido na modalidade de concorrência, com critério de julgamento baseado no critério que envolve técnica e preço. O valor global do contrato é de R$ 10.332.447,33, conforme a base de abril de 2025. A obra é considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região sul reduzindo a dependência da travessia por lanchas e balsas.
A construção de uma ponte entre Rio Grande e São José do Norte surgiu na terceira fase dos empreendimentos incluídos no PAC – Plano de Aceleração do Crescimento.
EVTEA – ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E AMBIENTAL
O Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental – EVTEA – foi desenvolvido pela empresa ECLOPAN em março de 2023. Com extensão de 4,5 quilômetros, existem duas alternativas de traçados para a ponte. Uma delas sairia do centro de Rio Grande e iria a até a entrada da BR-101, em um caminho d aproximadamente quatro quilômetros de extensão. A outra envolve a construção de uma estrutura até a ilha de Terrapleno – de propriedade da Marinha – e outra da ilha até São José do Norte, em dois trechos de pouco mais de um quilômetro cada.
O EDITAL
A abertura da licitação será automática e ocorrerá em sessão pública, por meio de sistema eletrônico, na data, horário e local indicados no edital. Conforme o DNIT, a sessão pública está marcada para o dia 15 de maio, às 15h.
Os licitantes poderão retirar ou substituir a proposta técnica, a proposta de preços ou os documentos de habilitação até a abertura da sessão pública. Propostas que identifiquem o licitante serão desclassificadas, e essa decisão será fundamentada e registrada no sistema para acompanhamento em tempo real por todos os participantes. O sistema permitirá a comunicação entre o Agente de Contratação / Comissão e os licitantes.
O procedimento seguirá o modo de disputa “fechado”, no qual as propostas permanecerão em sigilo até o início da sessão pública, sendo proibida a apresentação de lances. Os licitantes apresentarão simultaneamente as propostas de técnica e de preço, conforme disposto na Lei 14.133/21. Após o horário indicado no edital, a sessão pública será aberta automaticamente pelo sistema.
Com a abertura da licitação marcada para maio, a expectativa é de que o projeto avance sem entraves, garantindo mais mobilidade e desenvolvimento para os dois munícipios no futuro.