AZEITES DE CANGUÇU RECEBEM CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

116
Azeite produzido é 100% puro, extra virgem, com reconhecimento nacional e internacional (Foto: Divulgação)

O clima da região canguçuense, aliado ao relevo e tipo de solo torna possível o cultivo e desenvolvimento das oliveiras. Canguçu, atualmente, ocupa o posto de um dos maiores produtores de oliva do Rio Grande do Sul. São 4.100 hectares destinados ao plantio da cultura na Fazenda Tarumã da Boa Vista, no 3° Distrito.

O mercado que ainda promete se expandir, possui rota turística e certificação mundial. Através da Capolivo – empresa produtora do azeite – https://www.capolivo.com.br/, o município vem sendo lembrado por conta da qualidade de produção dos azeites. De acordo com a família administradora da empresa, esse primor foi idealizado e, posteriormente, buscado na Itália a inspiração para o cultivo e a produção de azeite de oliva extra virgem.

Premiações
A excelência de produção dos azeites ultrapassou o consumidor final e vem se destacando no cenário dos concursos internacionais. A qualidade premium dos azeites extra virgem foi reconhecida com o Prêmio de Melhor Azeite do Hemisfério Sul e o Melhor do Brasil em 2019.

O tradicional concurso Internacional Olive Oil Competition (IOOC), já conferiu à Capolivo seis diferentes certificações. A competição avaliada por diversos especialistas com experiência internacional conta com a participação de países como Argentina, Itália, Portugal, Peru, Chile, Espanha e Líbano.

Outra premiação importante que o município carrega é do concurso italiano L’Orciolo D’Oro que premiou por quatro vezes a Capolivo como favorita. Este que é o concurso de azeite de oliva mais antigo do mundo conta com um júri de degustadores profissionais.

Diferencial do azeite produzido em Canguçu
O azeite produzido no 3° Distrito é um produto 100% puro, extra virgem e, como já citado, possui reconhecimento em concursos nacionais e internacionais, elemento que comprova a qualidade altíssima dos azeites cultivados nesta terra.
Para a Capolivo, é uma honra atuar no mercado canguçuense. “O município nos acolheu muito bem. Os moradores de Canguçu realmente valorizam o que é produzido aqui. Alguns estabelecimentos têm até gôndolas especiais para produtos locais. A cidade com certeza será reconhecida pelos olivais e produção de azeite”, relatou a família.

Rota das Oliveiras
As belas paisagens e contato com a natureza são possibilidades da experiência oferecida pela Rota das Oliveiras que através das visitações organizadas, abrem espaço para os turistas conhecerem o local considerado a maior área plantada de oliveiras do estado. No total da área, existem 233,3 hectares de produção de olivas para a fabricação de azeites que são uma das principais produtoras estaduais. A Capolivo é responsável pela produção de azeitonas em uma área atual de 100 hectares, a qual segue em expansão.

Experiências gourmets
A Capolivo atende os principais empórios e delicatessens da Região Sul, seus azeites são reconhecidos como melhores experiências gourmets. Isso porque no seu processo de produção, existe uma busca pela obtenção do menor tempo entre a colheita e a extração do azeite.

Os cuidados em cada etapa, aliados a seriedade e compromisso com a qualidade, garantem a entrega de um produto de excelência, com o frescor e o exclusivo sabor do azeite extra virgem Capolivo que varia do levemente amargo ao picante, com acidez inferior ou igual a 0,2%.