IBSAÚDE ASSUME A ADMINISTRAÇÃO DE UPA 24H EM PELOTAS

384

O IBSAÚDE está assumindo a gestão da UPA Areal, onde já fazia a administração provisória da unidade desde dezembro de 2019. O IBSAÚDE venceu a concorrência ao apresentar o melhor projeto. A assinatura do Termo de Colaboração para administrar a UPA Areal ocorreu na manhã desta quinta-feira (1) pelo presidente do IBSAÚDE, José Eri Medeiros, o vice-presidente financeiro do Instituto, Vinícius Medeiros, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o vice Idemar Barz, a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini, e o coordenador do Procon, Nelson Soares. O ato ocorreu na Prefeitura.

Assinatura de termo de colaboração – UPA Areal – Foto: Divulgação

O contrato tem validade por 12 meses, podendo ser prorrogado. Nesse período, serão analisadas novas iniciativas para melhorar o atendimento à população. Durante a gestão provisória o IBSAÚDE executou importantes melhorias na unidade, sem aumento de valor de repasse, tais como:

– implantação de um raio-X, que disponibiliza o resultado dos exames rapidamente, podendo ser acessado via internet. A UPA não contava com raio-x;
– aumento do número de funcionários;
– aumento no número de médicos;
– contratação de uma assistente social;
– manutenção do prédio; e
– melhorias nas dependências da unidade.

Atualmente, o atendimento na unidade é voltado apenas a pacientes com suspeita de Covid-19. Mais de 3,2 mil pessoas são atendidas, em média, por mês. Antes da pandemia, eram de cinco a seis mil atendimentos. Foram gerados quase 100 empregos diretos. Três médicos atuam durante o dia e dois, à noite.

A UPA está localizada na Avenida Ferreira Viana, 2.231, no bairro Areal, e funciona 24 horas.