GUIA “CANGUÇU, CIDADE PARA INVESTIR” BUSCA ALAVANCAR DESENVOLVIMENTO REGIONAL

239

Lançado no dia 19/08, material reúne informações econômicas e turísticas e destaca potencialidades do município com foco na atração de investimentos

A Prefeitura de Canguçu lançou no dia 19 de agosto o guia “Canguçu, cidade para investir”, documento que reúne informações econômicas e turísticas e destaca oportunidades e potencialidades do município com o objetivo de atrair investidores e alavancar o desenvolvimento da região. O projeto é uma realização conjunta entre o Município e o Sebrae RS, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora. São sete páginas que apresentam o potencial da economia local, a força agrícola, as perspectivas para o comércio, a diversidade de produção, os índices de investimentos e resultados alcançados pelo município. O material também está disponível em formato digital, no site da Prefeitura, na aba turismo.

Durante o evento de lançamento, que aconteceu no espaço Vera, Fabrício Sanches Burkert, gestor da Regional Sul do Sebrae RS, apresentou o guia ao público presente e destacou a importância da iniciativa para fomentar novos negócios e ampliar a visibilidade do município para além das fronteiras do Estado e do País, já que o material estará disponível na internet.  “Essa entrega foi possível pelo trabalho desenvolvido através do eixo Plano de Mercado, do Programa Cidade Empreendedora”, explicou Burkert.

Isso porque o agricultor trabalha, produz e consome aqui e isso desperta a atenção de empreendedores. Nesse sentido, o guia vem mostrar todas as possibilidades para as pessoas que desejam investir na nossa Canguçu”, acredita.

De acordo com o vice-prefeito Cledemir Gonçalves, a publicação tem grande importância para apresentar o município a todo o Estado. “Canguçu está hoje entre as 100 cidades do Rio Grande do Sul em potencialidades de investimento. Aqui, nós temos uma cidade acolhedora, receptiva e trabalhadora e, unindo essas características, teremos um bom futuro pela frente”, ressaltou.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo, Nilson Norenberg, parabenizou o trabalho realizado. “Hoje é um dia importante e de agradecimento. Conseguimos lançar essa relevante ferramenta, que possibilitará atrair novos negócios, aquecer a economia, gerar emprego, renda e qualidade de vida”.

Capital nacional do minifúndio

Para o prefeito Vinicius Pegoraro, a ênfase foi no panorama de desenvolvimento do município. “Os setores de comércio e serviços são hoje os que mais geram valor. Foto: Divulgação.

Localizado no sul gaúcho, em meio a colinas verdes e extensa área rural, Canguçu é a terceira maior economia da Região Sul do Estado. Reúne muitas possibilidades de crescimento vindas do campo e é um município a ser descoberto por investidores. Um dos motivadores é a própria economia local, voltada principalmente para a agricultura. Isso faz com que o destino se destaque: é o maior produtor de fumo em folha no Estado e mantém a maior quantidade de minifúndios do Brasil. O potencial de produção no campo se reflete no comércio, na movimentação econômica e na implantação de políticas públicas para melhorar cada vez mais os recursos para a população. Pensando neste potencial, o guia “Canguçu, cidade para investir” é um manual para empresas e empreendedores que desejam investir no município ou estão em busca de lugares para iniciar ou dar continuidade a um negócio.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.