GOVERNO DO RS EMITE ALERTA PARA PELOTAS E MAIS 11 REGIÕES COVID

63
As regiões agora terão que elaborar um plano de ação para conter a disseminação do vírus. Conforme o governador, a partir do Alerta as regiões devem apresentar algum tipo de solução.
Decisão foi tomada após aumento de casos de coronavírus no Estado

O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta quarta-feira, que 12 das 21 regiões Covid-19 do Estado receberão o Alerta, com base nos indicadores do Sistema 3As de Monitoramento. São elas: Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Uruguaiana, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul e Lajeado.

A decisão ocorreu após uma reunião com Gabinete de Crise realizada hoje sobre a situação da pandemia no Estado, em que os dados sobre a contaminação do coronavírus têm aumentado diariamente. Nesta quarta, o Rio Grande do Sul registrou  21.122 novos casos, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Por duas semanas consecutivas, o Piratini emitiu o Aviso para todas as regiões Covid do Estado. De acordo com Leite, estas 12 regiões apresentaram não só aumento de casos diários de coronavírus, mas também elevação de ocupação de leitos clínicos e de terapia intensiva por conta da doença. “Ainda é uma situação de extremo cuidado. Estamos todos cansados”, afirmou.

As regiões agora terão que elaborar um plano de ação para conter a disseminação do vírus. Conforme o governador, a partir do Alerta as regiões devem apresentar algum tipo de solução, como “restrição de algum tipo de atividade” e “redução de possibilidade de aglomeração”. “Não queremos chegar a ponto de (adotar) medidas mais drásticas, como fizemos em outras circunstâncias“, frisou.