GOVERNADOR VISTORIA TRABALHOS DE COMBATE À ENCHENTE EM PELOTAS

85
Prefeita Paula Mascarenhas e o Governador do Estado, Eduardo Leite vistoriam as áreas afetadas pela enchente em Pelotas – Foto: Gustavo Vara
Acompanhado da prefeita Paula Mascarenhas, Eduardo Leite, vistoriou os locais mais afetados pela elevação das águas. Região do Quadrado, dique da Estrada do Engenho e sistema de drenagem do Município foram avaliados

Os impactos causados pelas enchentes em Pelotas foram vistoriados, nesta quarta-feira (29), pela prefeita Paula Mascarenhas e pelo governador do Estado, Eduardo Leite. Com deslocamento em tanques militares do Exército, os gestores iniciaram o percurso pelo balneário Valverde, uma das localidades mais afetadas pelo avanço da Lagoa dos Patos. As medidas de contenção das águas e parte do sistema de drenagem do Município também passaram por vistoria.

“Visitamos as principais áreas alagadas e parte do nosso sistema de contenção. Estamos acompanhando, junto do governador, todas as medidas que nós tivemos condições de desenvolver em Pelotas. Com a utilização do tempo a nosso favor, foi possível ampliar as nossas ações e garantir a proteção da população”, destacou a prefeita Paula.

Durante a vistoria, foram apresentados ao chefe do Executivo estadual as principais medidas adotadas por Pelotas no enfrentamento à crise climática. O governador do Estado pôde visualizar de perto os reforços dos diques de contenção, a ampliação do número de bombas no sistema de drenagem do município e a mobilização das equipes nos trabalhos de resgate e acolhimento dos atingidos.

“O que se vê em Pelotas é, certamente, exemplo de uma mobilização coordenada entre todas as forças. Pelotas teve a condição de observar o que estava acontecendo em outras cidades, com tempo para se preparar, mas esse preparo é mérito das lideranças locais. Nós fizemos uma reunião no início do mês, alertamos a região sul dos possíveis impactos e Pelotas deu o belo exemplo de mobilização. Teremos, agora, uma etapa de recomposição e restabelecimento e o governo do Estado estará junto nesse processo também”, frisou o governador Eduardo Leite.

Quem também parabeniza a mobilização do Município no combate às enchentes é a própria comunidade pelotense. Morador da região do Quadrado, há mais de 50 anos, o comerciante César Castilho comenta que já viu a água atingir sua residência outras vezes. Impacto que, dessa vez, foi impedido pelas atividades das equipes.

“A gente ficou muito grato pelo trabalho que foi feito aqui. Eu já vi, em outras enchentes, a água chegar na metade da parede e, dessa vez, a água só não entrou por causa dessa contenção que fizeram ali na frente. Foi um reforço importante que deu segurança para nós”, destacou.

Após a vistoria, os gestores direcionaram-se ao 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BIMtz), para participar da reunião integrada, na Sala de Situação Municipal, em conjunto com a Defesa Civil Regional.