FESTA DO AZEITE DE OLIVA EM CAÇAPAVA CELEBRA SAFRA RECORDE NO RS – Podcast

56
FOTOS OLIVAS DO SUL, AZEITE DE OLIVA, OLIVEIRA /OLIVAS DO SUL/DIVULGAÇÃO

FESTA DO AZEITE DE OLIVA EM CAÇAPAVA CELEBRA SAFRA RECORDE NO RS – PREFEITO GIONANI AMASTOY-PDT – Podcast

A safra de azeite de oliva no Rio Grande do Sul 2022 registrou um aumento de 121%, em relação ao ano anterior. Foram produzidos 448,5 mil litros de azeite de oliva extravirgem em 2022 e em 2021, 202 mil litros. O levantamento foi feito no final de 2021 e primeiro trimestre deste ano, apresentado na sexta-feira (20) pela Secretaria da Agricultura do RS.  O Estado possui 321 olivicultores e o número de municípios com olivais é de 108.

Mais do que nunca, esses números serão celebrados de 27 a 29 de maio, quando ocorre, em Caçapava do Sul, a 1ª Festa do Azeite de Oliva. O município é considerado o  berço da olivicultura gaúcha e promete três dias de atividades intensas,  muita música para todos os gostos, degustação e grande variedade de  produtos em exposição, já que também foi recorde o número de inscrições de produtores da agricultura familiar e de artesanato da região, conforme disse em entrevista ao Treze Horas, o prefeito Gionani Amastoy-PDT.
.
DO JORNAL DO COMÉRCIO
.
O evento tem entrada franca e planeja receber mais de 10 mil pessoas da região.
.
A cidade de Caçapava do Sul vai promover uma imersão na cultura que envolve o azeite de oliva. A 1ª Festa do Azeite de Oliva ocorrerá no Largo Farroupilha, de 27 a 29 de maio de 2022. O evento tem entrada franca e planeja receber mais de 10 mil pessoas da região. O projeto foi germinado pelos produtores locais, Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e Prefeitura de Caçapava, com o objetivo de fomentar e popularizar localmente este produto fundamental na gastronomia.  O município é considerado o berço da olivicultura gaúcha, por ter iniciado o plantio dos primeiro olivais. Atualmente é detentor de cinco das 40 marcas existentes no Estado. A produção de azeite de oliva da região foi premiada em âmbito mundial e o fortalecimento da cadeira produtiva está sendo celebrado em uma Festa que vai durar três dias.
.
Entre as atrações, haverá deck gastronômico, com sommelier de azeites, oferecendo degustação, Vila do Artesanato, além de shows musicais e apresentações. O presidente do Ibraoliva, Renato Bernardo Fernandes, que atua há seis anos na olivicultura em Caçapava do Sul, acredita que o evento é o primeiro de muitos. Ele lembra que 75% da área de olivais produzidas no Brasil estão em solo gaúcho. “A popularização do cultivo das oliveiras, industrialização de azeitonas e azeites e outros subprodutos da olivicultura são fundamentais para ampliar a competitividade do setor”, afimou.
.
A Festa do Azeite de Oliva tem Fernando Marques como produtor executivo e diretor, Ignácio Lemos como coordenador geral e João Timotheo Esmerio Machado (coordenador artístico). “A festa foi idealizada para chamar a atenção da população sobre o crescimento exponencial que está tendo a olivicultura da região”, lembra Lemos. “Quando terminam as colheitas, os países do Mediterrâneo – já há, inclusive, uma iniciativa em Minas Gerais – fazem a Festa do Azeite Novo. Queremos reproduzir em Caçapava, realizando anualmente uma edição da Festa, para divulgar e promover o sentimento de pertencimento da comunidade do município e região”, conclui. A programação completa poderá ser vista pelas redes sociais do evento (@festadoazeitedeoliva)
.
.