EMPRESA DA ÁUSTRIA ANUNCIA QUE INSTALARÁ FÁBRICA DE AVIÕES EM GUAÍBA – Podcast

437
A fábrica de aviões ficará sediada na área onde anteriormente seria instalada a Ford, em Guaíba.

EMPRESA DA ÁUSTRIA ANUNCIA QUE INSTALARÁ FÁBRICA DE AVIÕES EM GUAÍBA – Podcast[spacer height=”20px”]

A empresa austríaca DIAMOND deverá instalar uma fábrica de aviões em Guaíba. O anúncio foi feito na última terça-feira, 20.09, ao governador Ranolfo Vieira Júnior. O investimento pode chegar a R$ 300 milhões e oportunizar cerca de 1,3 mil vagas de emprego aos gaúchos. “Além da montagem de aviões e fabricação de peças, a unidade vai ter pesquisa e desenvolvimento junto com a transferência de tecnologia.”

“Nós ajustamos, então, pelo período de um ano uma cessão através de um pagamento de uma espécie de aluguel, e a empresa vai poder realizar nesse terreno do seu interere os estudos necessários, fundição, solo, licenças ambientais prévias e tudo mais”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Joel Maraschin.

A empresa está no mercado aeronáutico desde 1967 e negociou 47 aeronaves nos últimos cinco anos. Entre os veículos, estão aviões e helicópteros destinados a polícias, com fuselagem blindada e sistema de monitoramento com sensores diurno, noturno e infravermelho. Um dos helicópteros tem uma câmera capaz de captar a placa de um carro a quase 200 metros de altura.

“O plano inicial é que a gente traga a montagem final de uma aeronave. Hoje a Aeromot já representa alguns players no mundo de grande fabricantes de aeronave, e a ideia é que a gente traga já esse modelo inicial, que é um modelo que vai atender a aviação executiva no pais, treinamento, a parte do agronegocio”, comenta o CEO da empresa, Guilherme Cunha.

O primeiro avião a ser fabricado em Guaíba será o bimotor DA62. O modelo da fabricante Diamond, controlada por um grupo chinês, é um executivo de sete lugares que funciona com querosene de aviação comum. A previsão é de que a produção inicie em 2025.