EDUARDO LEITE, HAMILTON MOURÃO E DEPUTADOS ELEITOS SÃO DIPLOMADOS NO RS – Podcast

355
Governador eleito do RS, Eduardo Leite (PSDB), recebe diploma do TRE — Foto: Reprodução/RBS TV

DISCURSO DO GOVERNADOR ELEITO, EDUARDO LEITE, POR OCASIÃO DE SUA DIPLOMAÇÃO – Podcast

Eduardo Leite, Hamilton Mourão e deputados eleitos são diplomados no RS
Presidente do TRE destacou ‘trânsparência e lisura’ do processo eleitoral

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite-PSDB, foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta segunda-feira, 19.12. Além dele, também receberam seus diplomas o vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB); o senador eleito, Hamilton Mourão-REPUBLICANOS; e os deputados federais e estaduais. Leite destacou o fato de ser o primeiro governador reeleito na história recente do RS. “É a primeira vez que um político recebe da Justiça Eleitoral um segundo diploma de governador do Rio Grande do Sul”, disse. O tucano ainda comentou que sua vitória sobre Onyx Lorenzoni (PL) foi um resultado contra a polarização.

“O feito de vencer pela segunda vez uma disputa pelo Palácio Piratini me enche de orgulho, mas eu procuro não me iludir com vaidade. Por justiça, eu trato essa conquista individual como uma vitória coletiva”, afirmou.

O vice-presidente Hamilron Mourão, que deixa o cargo em 31 de dezembro, também recebeu seu diploma de senador eleito. A posse do senador, bem como a dos deputados, ocorre no dia 1º de fevereiro.

Urnas

O presidente do TRE, desembargador Francisco José Moesch, ressaltou o papel do ato desta segunda como parte das eleições e da democracia, defendendo “transparência e lisura” do processo. “A diplomação é o ápice do processo eleitoral, do reconhecimento da vontade do eleitor expresso nas urnas”, defendeu.

Eduardo Leite também falou sobre o processo eleitoral, criticando atos golpistas que questionam os resultados das urnas. “Os custos impostos ao país com a discussão do resultado da eleição são muito, mas muito maiores que os eventuais custos que o governo eleito possa trazer por mais que discordemos dele ideologicamente ou programaticamente. Chegou a hora de acatar todos os diplomas”, disse o governador eleito.