EDIÇÃO DO DIA DO PATRIMÔNIO FOI UM SUCESSO

245
Exposição na Bibliotheca Pública retrata a vida e as obras de Antônio Caringi, renomado artista Pelotense. Foto: Gustavo Vara

O cronograma de atividades do Dia do Patrimônio 2022 foi intenso neste domingo, 21.08. O evento da Prefeitura de Pelotas reuniu centenas de visitantes no Centro Histórico e em outros pontos da cidade, desde a última sexta-feira, 19.08. A programação teve Feira Gastronômica e Food Trucks, em frente ao Theatro Guarany, com a Feira Holos, com distribuição de mudas no Parque da Baronesa, e apresentações de dança no Paço Municipal.

Exposição Yolanda Pereira conta a trajetória da pelotense Miss Universo no Clube Caixeiral. Foto: Gustavo Vara

Além das tradicionais visitações aos casarões do Centro Histórico, o Dia do Patrimônio reúne diversas ações, como exposições, feiras e apresentações artísticas. Um exemplo, é a exposição no Clube Caixeiral que conta a trajetória de Yolanda Pereira, a pelotense que tornou-se Miss Universo no ano de 1930.

O terceiro dia de atividades oferece aos pelotenses diferentes opções de passeios culturais, como o Documentário e Mostra Antônio Caringi, que apresenta detalhes da vida e obra do artista pelotense, conhecido como Escultor dos Pampas.

Ação para entrega de mudas da SQA – Foto Michel Corvello

No Parque da Baronesa, junto à Feira Holos, a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) realizou a distribuição de 500 mudas de espécies frutíferas, gratuitamente, à comunidade. Além da doação, o setor de Educação Ambiental da SQA estava presente, orientando a população com dicas de cultivo e entrega de exemplares do Guia de Arborização, que oferece instruções e informações sobre o plantio urbano.

O espaço foi ainda palco de atrações musicais que integraram a programação do Dia do Patrimônio. Passaram pela Baronesa as apresentações da Orquestra Estudantil Municipal, da Cia de Dança Daniel Amaro, do cantor Dudu Ctes e das bandas Sintonia do Samba e Mercado Samba Clube.