ECOSUL MONITORA AS RODOVIAS COM ATENÇÃO AO NÍVEL DOS RIOS DO POLO RODOVIÁRIO PELOTAS

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As ações preventivas são essenciais para proporcionar condições adequadas de segurança aos usuários. Foto: Divulgação ECOSUL

Equipes da concessionária vistoriam 24 horas por dia os trechos e monitoram o nível das águas nas pontes da BR-116 e BR-392

A Ecosul mantém suas equipes monitorando as rodovias do Polo Rodoviário Pelotas durante 24 horas por dia. O objetivo é garantir aos usuários condições de trafegabilidade e segurança nos 457,3 quilômetros de rodovias das BR-392 e BR-116, na área de concessão. Com o alerta de uma quantidade excepcional de chuvas, prevista até quinta-feira(14), as equipes mantém o acompanhamento do nível de arroios e rios nas áreas mais atingidas e atenção para o acúmulo de água sobre as pistas. Segundo a gerente de atendimento ao usuário da Ecosul, Liliane Firmiano, as equipes trabalham de forma ininterrupta, inspecionando os locais onde as águas ainda não escoaram suficientemente. “As chuvas da semana passada já trouxeram um grande volume de água, portanto estamos atentos, acompanhando de perto cada variante”, destaca.

As ações preventivas são essenciais para proporcionar condições adequadas de segurança aos usuários. No Setor de Engenharia as equipes de campo fazem inspeções regulares nas cerca de 100 pontes da área de concessão. Segundo o gerente de engenharia da concessionária, Miquéias Neuenfeld, são obras de grande durabilidade e que tem um sistema de conservação permanente, mas com condições climáticas adversas é importante acompanhar de perto. Com o aumento do nível das águas as equipes acionam um protocolo de medição. “Realizamos inspeções contínuas, verificando qualquer mudança para garantirmos os limiares de segurança aos usuários”, observa. Além do volume de chuva, fatores como a direção dos ventos e a força da correnteza também influenciam no escoamento das águas. Para atuar preventivamente, a concessionária conta com os serviços de uma empresa especializada. A Atmosfera Meteorologia prepara boletins diários com um apanhado de informações que contribui para o planejamento das ações preventivas. “Cotidianamente temos condições de informar aos motoristas se teremos nevoeiro em algum trecho, ou em casos mais extremos, prever o volume pluviométrico, e verificar os níveis de atenção, com seus diferentes desdobramentos e nos prepararmos para ação”, complementa Miquéias.

O Centro de Controle Operacional (CCO) é peça fundamental nessa engrenagem. É na sala, localizado na sede da empresa, no km 511 da BR-116, que se concentram as informações. São 15 câmeras de última geração que acompanham em tempo real os principais trechos das estradas. “Através do telefone de emergência 0800 724 1066 os usuários solicitam apoio e a equipe de plantão aciona os recursos”, explica Liliane. Durante o gerenciamento de situações adversar, forma-se um grupo, com integrantes de diversos setores – engenharia, comunicação, operações e direção, para o acompanhamento e tomada de decisões sobre as circunstâncias. “Recebemos imagens das equipes de fiscalização de campo e os técnicos analisam todas as variantes para definir as ações”, complementa Miquéias. Ele lembra que a concessionária possui um plano de contingenciamento, onde a partir do risco hidrológico são tomadas atitudes, como intervenções ou bloqueios nas rodovias. “Em caso de necessidade de bloqueio, temos um ágil fluxo de comunicação, para que os usuários sejam informados o mais rápido possível, por diferentes canais”, ressalta. O plano possui um mapeamento da região, para que tão logo ocorra a interdição sejam avaliadas opções de trechos de acesso aos motoristas.

COMUNICAÇÃO – Os usuários podem acompanhar as condições das rodovias através dos canais de comunicação da Ecosul. O telefone de emergências funciona através do 0800 724 1066 e as informações são disponibilizadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) que funciona 24h. Para deficientes auditivos e da fala está disponível um canal exclusivo de atendimento, via mensagem de texto, pelo WhatsApp 2128-4462, com a opção 1 Emergências e opção 2 Ouvidoria. Informações diárias estão disponíveis através do Twitter @ecosul_ e pelo site www.ecosul.com.br.