DOZE HORAS CIENTÍFICAS – Podcast 32 – DR. JAIR SOARES

288
Jair Soares foi um dos criadores do SUS – Sistema Único de Saúde que perdura até os dias de hoje.

DOZE HORAS CIENTÍFICAS – Podcast 32 – DR. JAIR SOARES

Banrisul com as Doze Horas Científicas.

As Doze Horas Científicas teve a satisfação de contar com o depoimento de um dos construtores do SUS – Sistema único de Saúde no Brasil. Jair de Oliveira Soares, cirurgião dentista e advogado começou a sua vida pública como chefe de gabinete do então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Langsch, em 1960 – filiou-se ao PSD gaúcho; com a segunda vitória de Ildo Meneghetti ao governo em 1962, foi para a chefia de gabinete do Instituto Rio Grandense do Arroz e nos governos de Peracchi Barcelos e Euclides Triches foi, respectivamente, Secretário de Administração e Secretário de Saúde, mantido nesse último cargo por Sinval Guazzelli. Eleito deputado federal em 1978, pela ARENA, licenciou-se para assumir o Ministério da Previdência Social no governo João Figueiredo. Em 1982, aconteceram as primeiras eleições diretas para governador no Brasil desde 1962 e Jair Soares pelo PDS foi o eleito.

Inicialmente, Jair Soares venceu a prévia do PDS, derrotando o então vice-governador José Otávio Germano e o deputado federal Nelson Marchezan, decidida pelos filiados do partido, numa escolha inédita, e derrotando concorrentes que eram mais cotados.

Após o mandato de governador, Soares não deixou a politica: foi vereador em Porto Alegre, novamente exerceu o mandato de deputado federal; Elegeu-se deputado estadual em 2002, com mais de 38 mil votos. Foi também candidato à prefeitura da capital gaúcha em 2004, foi derrotado por José Fogaça. Em 2006 não se reelegeu à assembleia gaúcha, porém ficou na segunda posição de suplência. Permanece no PP (Partido Progressista), sucessor do PDS, mas apenas como dirigente partidário.