DESTAQUE DE SÁBADO: OTTO BENDER

273

O Destaque de Sábado de hoje relembra um grande amigo do Treze Horas: Otto Frederico Bender Júnior, ou simplesmente Otto Bender, já falecido. Jornalista, Radialista e servidor da FURG, Fundação Universidade do Rio Grande, Otto participava do Treze e até criou na Rádio Universidade da FURG um programa ‘irmão’ como chamávamos o seu concorrido ‘RU CAFÉ’.

Grande fase de Otto Bender no rádio. A R.U. da UCPEL apresentava aos sábados pela manhã o ‘Programa de Sábado’, uma revista semanal sobre os principais acontecimentos que foram destaques nos últimos sete dias, além de dicas de culinária, relatos de viagens e muita descontração. Paulo Gastal Neto, Otto Bender, Ricardo Gurwitz, Mário Guimarães e Cássio Furtado.

Otto Bender fez parceria na Rádio da UCPEL para apresentar um dos programas de maior sucesso da emissora: O PROGRAMA DE SÁBADO, juntamente com Paulo Gastal Neto, Cássio Furtado, Ricardo Gurwitz e Mário Guimarães. O programa era veiculado aos sábados das 9h às 10h no 1160AM da RU e fez um sucesso absoluto de audiência. Com seu talento peculiar Otto marcou fortemente a sua trajetória na radiofonia pelotense e riograndina. Possuía uma fina picardia e uma ironia ímpar nas suas intervenções, o que agradava os ouvintes de todas as matizes políticas.

Otto Bender ingressou na FURG em 1993, como jornalista e assessor de Imprensa. Posteriormente, passou a atuar somente na rádio e criou o programa de debates que se tornou referência na cidade, naquele horário. Polêmico, o jornalista era conhecido também por sua imensa habilidade de promover debates e demonstrar grande conhecimento geral. Leitor voraz, Otto Bender discutia no RU Café e outros programas de que participava, qualquer tema sugerido, da atualidade ou da História, pela qual também era um apaixonado.

Otto Bender faleceu em maio de 2013 aos 59 anos, vítima de câncer. Ele havia solicitado aposentadoria em dezembro de 2012, quando já estava doente. Ele também atuou como jornalista em diversas empresas de comunicação do Estado, como TV Tuiuti, TVE, Diário da Manhã, Gazeta Pelotense, Diário Popular, Rádio Universidade da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Embrapa Clima Temperado. O DESTAQUE DE SÁBADO de hoje, relembra este colaborador de talento inigualável, mas antes de tudo um amigo do Treze Horas, que ajudou a afirmar a história do programa. Fica aqui a nossa lembrança e o reconhecimento do Treze.