CONHEÇA OS PERSONAGENS DE 2021 DO TREZE HORAS – Podcast

223
O governador do RS – pelotense Eduardo Leite – desafiou o poderio econômico de São Paulo numa disputa presidencial, é o Personagem da Política de 2021.

 

PERSONAGENS 2021 – RESULTADO – Podcast

.

PERSONAGENS 2021 – TREZE HORAS ANO 44

.

SAÚDE: SANTA CASA: UM NOVO TEMPO e PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A Santa Casa de Pelotas cresceu em 2021. Criou  Centro Clínico e modernizou instalações. Foi instituição importante no combate a COVI-19.

.

EDUCAÇÃO: DR. JOSÉ CARLOS PEREIRA BACHETTNNI JR. – UCPEL

O reitor da Universidade Católica de Pelotas, José Carlos Pereira Bachetinni Jr. responsável pela reengenharia da UCPEL e a construção de um modelo híbrido durante a pandemia, fazendo que  a instituição não parasse seu atendimento aos alunos.

.

POLÍTICA: EDUARDO LEITE

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi o Pelotense escolhido nas enquetes do Treze Horas como aquele político local que mais teve influência e se destacou no ano que se encerra. Eduardo Leite desafiou o poder econômico do estado de São Paulo numa disputa pela vaga de candidato à Presidência da República, fato inédito na política local.

.

PESQUISA: FERNANDO CELSO BARROS

O médico da Universidade Católica de Pelotas, Mestre (Saúde Materno Infantil – Institute of Child Health, University of London, Doutor (London School Of Hygiene And Tropical Medicine).

.
Mestrado: Saúde Materno Infantil, 1980.
London School Of Hygiene And Tropical Medicine, LSHTM, Inglaterra.
Título: The road-to-health chart in Barbados, West Indies.
Orientador: David Morley.
.
Doutorado
Epidemiologia, 1985.
London School Of Hygiene And Tropical Medicine, LSHTM, Inglaterra.
Título: The epidemiology of perinatal health in Southern Brazil: a study of perinatal mortality, low birth weight and the utilisation of health care
Orientador: Patrick Vaughan.
.
Temas de interesse:
-Epidemiologia;
-Saúde Materno-Infantil;
-Mortalidade perinatal e infantil;
-Desigualdades sociais em saúde;
-Estudos de coorte.

.

AGRICULTURA & PECUÁRIA:
– AGRICULTURA – SAFRAS & CIFRAS / Ciloter Iribarrem

A empresa pelotense – Safras & Sifras – se estendeu para vários estados do país num  trabalho com altíssima credibilidade no setor de sucessões empresariais e familiares no setor do agro-negócio. Seu fundador, Ciloter Iribarrem, mantém a sede da empresa em Pelotas, valorizando sobremaneira a cidade.

.

– PECUÁRIA: PAULO REAL ALVES DA SILVA

O médico veterinário e pecuarista Paulo Real Alves da Silva é responsável pelo controle de qualidade de marcas importantes do mercado da carne do sul do estado. Com sua experiência tem revelado cortes novos e uma qualidade excepcional do produto altamente consumido no RS.

.

LITERATURA: KLÉCIO SANTOS

O jornalista Klécio Santo lançou uma obra riquíssima sobre uma das maiores obras do Rio Grande do Sul, situada no sul do estado: Os Molhes da Barra de Rio Grande. A obra ultrapassou as fronteiras do país, é bilíngue e chegou a diversos pontos e profissionais que estudam os portos mundiais.

.

ESPORTE: SUB-20 DO GEB – VICE-CAMPEÃO ESTADUAL – VALORIZAÇÃO DA BASE

No esporte, o público do Treze e os integrantes da equipe do programa escolheram o time Sub-20 do Grêmio Esportivo Brasil que chegou a final do Campeonato Gaúcho da categoria. Mas sobretudo a valorização da formação de jogadores através das categorias de base. Há 30 anos o GEB não chegava a uma final de campeonato da referida categoria.

.

MÚSICA: Soprano TEREZINHA RÖHRIG (In Memoriam)

A professora de música da Universidade Federal de Pelotas e soprano Terezinha Röhrig, falecida em 2021, levou o nome de Pelotas – na música – aos mais diversos pontos de espetáculo do país e do mundo. Ela mereceu esse reconhecimento em memória.

.

EMPRENDEDORISMO: PELOTAS PARQUE TECNOLÓGICO

O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

.

COMÉRCIO: SINDILOJAS – RENZO ANTONIOLLI

No comércio uma escolha abrangente: a luta liderada pelo SINDILOJAS – Sindicato dos Dirigentes Lojistas de Pelotas – liderados pelo empresário Renzo Antoniolli em manter o comércio aberto durante a pandemia, enfrentando vários decretos e adversidades, o SINDILOJAS recebeu o reconhecimento da maioria dos eleitores e do público.

.

INDÚSTRIA: CASTRO ALIMENTOS – Agora em Porto Alegre e Planalto Central do RS

Uma indústria que cresce e tem levado o nome de Pelotas a vários pontos do estado e do país. Dirigida pelo empresário Flávio Castro, a Castro Alimentos tornou-se referência em matéria de carne de suínos e embutidos de altíssima qualidade.

.

REVELAÇÃO: ANTONELLA CARINGI DE AQUINO e TELMO LENA GARCEZ

A neta do grande escultor Antônio Caringi, Antonella Caringi de Aquino, trouxe novamente a pauta o nome de seu avô e sua obra. Ações que ajudaram a resgatar a memória daquele artista que marcou a cultura do RS.

.

REVELAÇÃO: Telmo Lena Garcez participou de vários programas neste ano de 2021 e explicou em suas entrevistas a cadeia importante dos negócios rurais e seus derivados. Peça importante que se revelou como um elemento decisivo nas agilizações de diversos empreendimentos. No ano de 2021 foram concedidos 11 alvarás sanitários, que são os documentos que liberam o funcionamento de indústrias de produtos de origem animal, dentre eles 2 eram novas plantas de estabelecimentos já existentes(atualizações), e foram aprovados 4 novos projetos.

1. Abatedouro Knorst – Localizado no Cerrito Alegre
2. Atualização da estrutura do Abatedouro Rutz – Localizado no Triunfo
3. Atualização da estrutura do Embutidos A&Z – Localizado na sede no bairro Liberdade
4. Estrela do Mar Pescados – Localizado na Z3
5. Embutidos Colina – Localizado na sede no bairro colinas
6. Queijaria CROCHEMORE – Localizado no monte bonito.
7. Desossa de Ovinos Frigosul – Localizado na sede no Sanga Funda
8. Cordeiros Klug – Localizado na sede no Areal
9. Embutidos Tuchtenhagen – Localizado na sede no Sanga Funda
10. Alemão Boa Carne – Localizado na sede no Areal
11. Cantinho do Peixe – Localizado no Laranjal.
12. Projeto Aprovado Banca do Baby – Localizado na sede na Sanga Funda.
13. Projeto Aprovado Abatedouro e Industrias de Embutidos SuinoSul – Localizado na sede na Sanga Funda.
14. Projeto Aprovado Embutidos MB – Localizado no Triunfo.
15. Projeto Aprovado Mel Ruan – Localizado na sede no Rincão da Cruz.

.

SEGURANÇA: TEN. CEL. MÁRCIO ANDRÉ FACCIN

O Tenente Coronel Márcio André Faccin, que comandou o 4º BPM em Pelotas, foi ativo agente da área da segunrança, sobretudo colocando-se como ator importante no Programa Pacto Pelotas pela Paz! Sua interatividade com a sociedade acabou sendo elemento decisivo na sua escolha pela Equipe do Treze Horas e eleitores nas redes sociais.

.

SOBE: VACINAS

As vacinas merecem o SOBE, pois foram responsáveis pela queda do número de infecções e óbitos na pandemia. Mesmo em regime de urgência, a sua constituição se tornou em elemento decisivo no processo pandêmico. A ciência se sobressaindo!

.

DESCE: BR-116

A duplicação do trecho-sul da BR-116 entre Guaíba e Pelotas é o vexame do ano. Uma obra que se arrasta, consome recursos públicos, não está pronta e ainda é utilizada de palanque por parte de vários políticos de diversos partidos. A obra parou! É o desce de 2021.

.
MANCHETE DE 2021: AS VACINAS ANTI COVID-19

As vacinas merecem o SOBE, pois foram responsáveis pela queda do número de infecções e óbitos na pandemia. Mesmo em regime de urgência, a sua constituição se tornou em elemento decisivo no processo pandêmico. A ciência se sobressaindo!

.