Desde ontem, terça-feira, 19.11, acontece em Pelotas o Congresso Presença Negra – Legado e Futuro. O encontro, organizado pela Câmara Municipal de Pelotas, através da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), promove palestras, painéis e apresentações que buscam incentivar o diálogo sobre representatividade, empreendedorismo e combate ao preconceito racial, além de celebrar a identidade e a luta da população negra. O prefeito em exercício Idemar Barz compareceu no auditório do Sicredi para prestigiar o evento. Idemar agradeceu a participação de todos e destacou a importância de debater um tema atual e que afeta toda a sociedade. “O Congresso Presença Negra é fundamental para a nossa comunidade. Precisamos avançar nas discussões sobre representatividade e enfrentamento ao preconceito. Considerando que a maioria da população brasileira é negra, esse debate é ainda mais crucial”, afirmou o prefeito.
O vereador César Brisolara falou sobre a imensidão da base, força e legado construído pela comunidade negra. “Nossa querida Pelotas é a cidade mais negra do Rio Grande do Sul. Em cada esquina, a presença negra não apenas existe, como constrói, transforma e resiste. Reforçamos nosso compromisso para jamais permitir que a injustiça dite o curso de nossas vidas”, enfatizou.
A cerimônia de abertura foi realizada pelo mestre griô Dilermando Freitas. A primeira etapa do Congresso também contou com apresentação musical do grupo Charme na Rua e o painel Religião de matriz africana na formação da identidade brasileira.
Compareceram ao evento os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo e de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Paula Cardoso, além da diretora-executiva da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), Clotilde Victória, e o procurador geral do município, Eduardo Trindade.