CIENTISTA DA UFPEL É CONDECORADO COM MEDALHA DO MÉRITO CIENTÍFICO

117
O Dr. Cesar Victora recebeu o prêmio das mãos do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Foto: Divulgação.
Reitora da UFPEL, professora Isabela Andrade e o homenageado, cientista e professor da UFPEL, Dr. Cesar Victora. Foto: UFPEL

Professor Cesar Victora recebe medalha de Ordem Nacional do Mérito Científico em cerimônia no Palácio do Planalto

O professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, Cesar Victora, recebeu a condecoração da Ordem Nacional do Mérito Científico, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto no último dia 12.07. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, conduziram a cerimônia de entrega da honraria, concedida a pesquisadores que se destacam pela contribuição relevante ao avanço científico.

“É um privilégio contarmos com o professor Cesar Victora em nosso corpo de cientistas”, diz a reitora da UFPel, Isabela Fernandes Andrade, que esteve presente à cerimônia em Brasília. Estudos pioneiros do epidemiologista sobre saúde materno-infantil, equidade e políticas de saúde têm contribuído significativamente para o avanço do conhecimento científico e para a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. A outorga da Ordem do Mérito Científico ao professor Cesar Victora é um reconhecimento por sua contribuição para o avanço da ciência, gerando impacto social e benefícios concretos para populações em todo o globo.

A solenidade de entrega das medalhas também marcou a reinstalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), que funciona como principal fórum de debate com a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo em relação à Política Nacional de Ciência e Tecnologia.

A ocasião serviu ainda como ponto de partida para a convocação da 5 Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevista para o primeiro semestre de 2024. A conferência desempenhará um papel vital no diálogo com especialistas, acadêmicos e partes interessadas, permitindo a troca de ideias sobre as prioridades nacionais e facilitando o progresso científico e tecnológico do país.

Esta cerimônia histórica enfatiza a valorização da ciência e do conhecimento científico em prol do desenvolvimento do Brasil. É uma oportunidade para celebrar a dedicação e o empenho dos cientistas brasileiros que têm contribuído para o desenvolvimento nacional.