CHEIAS: SÃO GONÇALO CHEGA A MARCA DOS 3 M DE NOVO – ATUALIZADA ÀS 20H DESTE DOMINGO, 19.05

1618
Reunião de atualização e alinhamento na Sala de Situação – Foto: Gustavo Vara

Situação das cheias em Pelotas – Atualização 19/05 – 20h

Às 17h deste domingo, 19.05, o canal São Gonçalo voltou a atingir a marca dos 3 metros. No fim da tarde e início da noite, às 18h havia recuado para 2,99m, às 19h para 2,98m e às 20h para 2,97m, revelando uma manutenção do nível, com pequenas variações. O monitoramento prossegue.

➡️ O sensor da Lagoa dos Patos está apresentando erro na leitura. A manutenção já está sendo realizada.

SÃO GONÇALO
16h – 3 metros

17h – 3 metros

18h – 2,99 metros

19h – 2,98 metros

20h – 2,97 metros

LAGOA DOS PATOS

17h –  2,75 metros

18h – 2,70 metros

19h – 2,73 metros

20h – 2,65 metros

Fonte: Laboratóro HidroSens/UFPel

➡️ O mapa de risco segue válido. Para conferir em detalhes, acesse o link bit.ly/mapaderisco-pelotas  ou em nossa bio do Instagram.

ALERTA

Prefeita e especialistas pedem atenção para os próximos dias

Alerta foi dado diante das projeções da possibilidade de elevação das águas da Lagoa e do Canal

Depois de avaliar os prognósticos traçados pelos especialistas da Meteorologia e Hidrologia da UFPel, a prefeita Paula Mascarenhas voltou a pedir muita atenção da população para que não retorne às áreas de risco nos próximos dias. Além de as medições do Canal São Gonçalo estarem na casa dos três metros, neste domingo (19) a previsão, considerando ainda os fatores de interferência, como chuva, vento e maré, é de que um segundo pico de elevação das águas ocorra entre segunda-feira (20) e quarta (22).

Conforme a chefe do Executivo, a cidade já viveu nesta crise climática um pico de cheias, ocasião em que o dique foi testado e se manteve eficiente. O que preocupa agora é que o nível das águas se manteve estável, mas elevado. Por isso, a necessidade de se seguir em alerta.

 “Temos então um cenário que apresenta muita água descendo, vento Nordeste que empurra essa água, uma previsão de 50 milímetros de chuva e, a partir de terça, maré alta devido à lua cheia. São vários fatores adversos até quarta-feira e por isso vamos seguir acompanhando dia a dia e ir informando. Todo o trabalho possível de intervenção, prevenção e reforço já foi feito e nossas equipes e efetivos de todas as forças estão de prontidão. Estamos prestando todas as informações e reitero que quem ainda estiver em área de risco que deixe esses locais, principalmente até quarta. Tomara que não se confirme, mas a perspectiva de momento é esta”, ressaltou Paula, informando que diante deste cenário as aulas seguem suspensas até quarta-feira.

Produtos de maior necessidade para doação

Alimentação – sobretudo proteína (carne e ovos), café, achocolatado, margarina, açúcar, óleo, extrato de tomate, sucos em pó, dentre outros.

Higiene pessoal – sabonete, barbeador, xampu, desodorante

Itens de infraestrutura – cobertores, roupas de cama, toalhas de banho

Itens para crianças – livros infantis, brinquedos, kits de material escolar e algum mobiliário como mesinhas e cadeiras plásticas

Roupas – peças íntimas, calçados e roupas de inverno masculinas como blusões, jaquetas e calças. Agasalhos femininos não são necessários por enquanto.

As doações devem ser feitas no prédio da Secretaria de Assistência Social (SAS), na rua Marechal Deodoro 404, esquina com a rua Três de Maio.

ABRIGOS

➡️ Temos 733 pessoas em abrigos de gestão municipal:
➡️ Salão paroquial João Paulo 2º, Colônia Z3 – 152 pessoas
➡️ Escola Estadual Edmar Fetter, na Rua Cinco, 100, Laranjal – 155 pessoas
➡️ Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF), na Rua Luís de Camões, 625, Três Vendas – 122 pessoas
➡️ Ginásio da antiga AABB, agora da UFPel, na rua Alberto Rosa, 580, Centro – 101 pessoas
➡️ Terezinha Futebol Clube, R. Santo Antônio, 86 – Três Vendas – 23 pessoas
➡️ Cenáculo, Av. Dom Joaquim, 1618, Três Vendas – 47 pessoas
➡️ CAVG, Av. Ildefonso Simões Lopes, 2791: 110 pessoas
➡️ Exército da Salvação, Av. Fernando Osório, 6475 (pessoas adultas com deficiência ou acamados): 23 pessoas

➡️ Para acessar os abrigos, é necessário entrar em contato com a Defesa Civil do município, pelo telefone 153.

➡️ O FGTS calamidade foi liberado para todos moradores de Pelotas que possuem recursos em contas do FGTS. Os trabalhadores podem acessar o aplicativo FGTS da Caixa e solicitar o saque de até R$ 6.220,00 por conta.

➡️ A Prefeitura, com apoio do Ministério Público, emitiu orientações para abertura e funcionamento de novos abrigos comunitários. As regras podem ser consultadas no site da Prefeitura.

➡️ Buscando garantir a segurança dos alunos, professores e toda comunidade escolar, as atividades escolares seguem suspensas no Município. Um novo parecer sobre o retorno será considerado na próxima semana. A posição será divulgada nos nossos canais oficiais de comunicação.

➡️ As informações deste post são elaboradas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, com base em dados oficiais da Defesa Civil e dos demais órgãos que compõem a rede de operações e apoio. Diga não às Fake News!

➡️ Em caso de emergência:
153 – Guarda Municipal
190 – Brigada Militar
193 – Corpo de Bombeiros