CENTRO COVID SERÁ FECHADO EM PELOTAS

302
Prefeita Paula Mascarenhas durante o ato de homenagens no Centro Covid – Foto: Gustavo Vara
Espaço que foi referência no combate à pandemia, por quase dois anos, será desativado a partir do dia 18 de abril. Local entra em obras em breve para abrigar o novo Hospital de Pronto Socorro Regional

Depois de praticamente dois anos e mais de 104 mil atendimentos, o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais de Pelotas, o Centro Covid, encerrará as atividades segunda-feira, 18.04. O anúncio foi feito pela prefeita Paula Mascarenha, durante cerimônia de homenagens no local. A estrutura, agora, será desocupada e passará por obras para sediar o novo Hospital de Pronto Socorro Regional (HPSR).

Conforme a secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini, o Centro Covid foi um espaço imprescindível diante do que se passou no enfrentamento à pandemia. “Chegamos a esse momento porque a pandemia arrefeceu. Essa era uma estrutura credenciada ao Ministério da Saúde como hospital de campanha e já não há mais nenhum hospital nesses moldes credenciado, ele tem um custo muito significativo ao Município e agora esses recursos serão direcionados a outras ações de saúde, inclusive em necessidades resultantes da própria pandemia”, explicou Roberta.

Números

O Centro Covid iniciou o atendimento ao público no dia 24 de abril de 2020, inicialmente administrado pela Prefeitura e depois sob gestão compartilhada com o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde). Em novembro do mesmo ano passou a atender também os casos de síndrome gripais em adultos, ficando só com este público a partir de dezembro do ano passado.

De janeiro de 2021 até a última terça-feira (12), o local havia registrado 104.386 atendimentos entre demanda espontânea (porta aberta) pediátrico, adulto e porta aberta pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 24 horas. O pico de atendimentoS foi registrado em março do ano passado, quando a unidade estava com os 25 leitos de enfermaria e os quatro de UTI ocupados.

Futuro do local

Sai de cena o Centro Covid no próximo dia 18 e, em seguida, iniciam as obras para a construção do novo Hospital de Pronto Socorro Regional, que será construído com aproveitamento de parte da atual estrutura. “Será um novo espaço viabilizado por meio da dedicação e empenho do governador Eduardo Leite e da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que conhecem a nossa realidade. É uma obra muito aguarda e importante. Quem sabe aqui mesmo neste local, novas oportunidades surjam, inclusive para estes homens e mulheres a quem somos muito”, destacou Paula.