CANGUÇU PASSA A FIGURAR ENTRE OS 10 MUNICÍPIOS MAIS DESBUROCRATIZADOS DO RS

267

Com 638 atividades econômicas consideradas de baixo risco, cidade localizada na região sul do estado é destaque no último ranking do Ministério da Economia

Canguçu ganha projeção como uma das cidades mais desburocratizadas do Rio Grande do Sul. O último ranking nacional do Ministério da Economia, divulgado no final de julho, colocou o município entre os top 10 gaúchos, com 638 atividades econômicas consideradas de baixo risco, ou seja, que não precisam de alvará prévio para iniciar as operações. De acordo com Fabrício Burkert, gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS, o trabalho desenvolvido pelo Programa Cidade Empreendedora, em parceria com o poder público, tem contribuído para os avanços no cenário da economia local. “A aprovação da Lei Municipal de Liberdade Econômica, neste ano, é um dos instrumentos que colaboraram para isso”, avalia.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo (SMDEU), Nilson Nornberg, afirma que Canguçu alcança um marco significativo no seu processo de modernização e eficiência governamental ao conquistar uma posição de destaque no ranking. “Este reconhecimento foi resultado de muito esforço coordenado entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil em busca de uma administração mais ágil, transparente e menos burocrática”, aponta.

Segundo Nornberg, o caminho para chegar a essa posição foi desafiador e envolveu uma série de medidas em diferentes esferas do governo. Como exemplo, ele cita a criação e manutenção da Sala do Empreendedor e Investidor, que trouxe mais agilidade no apoio aos empreendedores. Mais especificamente dentro da SMDEU,  foram adotadas estratégias para desburocratizar e trazer celeridade aos processos públicos. “Hoje, todos os projetos são analisados  num prazo de menos de 30 dias e seguimos trabalhando na busca de melhorias aos cidadãos Canguçuenses”, reforça o secretário.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/