BACHETTINI TOMA POSSE PARA MAIS QUATRO ANOS A FRENTE DA UCPEL COM DOIS PRÓ-REITORES NOVOS

102

O médico José Carlos Pereira Bachettini Júnior, toma posse nesta terça-feira, 14.12 para mais um mandato como reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Ele será reitor no próximo quadriênio 2022-2025. Reconhecido pelo trabalho voltado à recuperação financeira da instituição e sua reestruturação, Bachettini também foi um dos responsáveis por transformar a Faculdade de Medicina na maior escola médica do Rio Grande do Sul.

Somados os próximos quatro anos, Bachettini se tornará o reitor mais longevo da história da universidade. O anúncio de recondução, no último dia 26 de novembro, foi recebido com honra e alegria, avalia o reitor. “Graças ao empenho da nossa equipe, pró-reitorias, direções, gerentes, professores, colaboradores, tivemos muitas conquistas ao longo dos últimos quatro anos, responsáveis por garantir o futuro da UCPel”, diz.

À frente da Católica desde 2012, coordenou o grupo de trabalho responsável pela elaboração e implantação das ações de planejamento prevendo os próximos 20 anos da instituição. Em conjunto com as pró-reitorias, orientou a reestruturação da universidade contemplando questões como qualidade, sustentabilidade, tendo o diálogo e a gestão participativa como norte de trabalho.

Além das vitórias, o último período do mandato também foi marcado por inúmeros desafios impostos pela pandemia de Covid-19. “Devido ao engajamento de nossa comunidade universitária conseguimos implantar as adequações necessárias sem prejuízo ao calendário acadêmico”, lembra.

Assim que os protocolos sanitários foram estabelecidos, a UCPel retornou com as aulas acadêmicas e os atendimentos à comunidade. Projetos e programas de extensão foram ampliados devido às novas dificuldades impostas pela pandemia à população. “Mesmo em um período de muitas incertezas, conseguimos continuar ensinando e atendendo”, frisa.

Gestão do quadriênio 2022 – 2025 

De acordo com Bachettini, os próximos quatro anos serão marcados pelo trabalho voltado à consolidação de um modelo pedagógico de qualidade e tecnológico. Também, terá prosseguimento a reestruturação acadêmico-administrativa, com foco cada vez mais direcionado ao fortalecimento do vínculo da UCPel e comunidade local e regional.

Ao tornar o curso de Medicina a maior escola médica do estado, novos desafios foram impostos. “Do sonho de Dom Antônio Zattera, fundador da UCPel, nasceu o primeiro curso de Medicina do interior gaúcho. Para consolidar esse sonho, não basta ser a maior escola médica. O nosso projeto é ser a melhor escola médica do estado. Esse será o nosso desafio”.

A designação do chanceler foi baseada na consulta à Arquidiocese, à UCPel e à sociedade, e recebeu unanimidade na aprovação pelo Conselho Superior.

Ezequiel Megiato assume a Pró-Reitoria Acadêmica da UCPel
Para Megiato, a lembrança do seu nome pelo reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior é também uma homenagem ao EDR e ao trabalho realizado junto à extensão universitária. “Sempre desejei trabalhar na UCPel e ser professor. Me considero filho da instituição, aqui fiz minha graduação e pós-graduação. É minha segunda casa”.

O professor Ezequiel Megiato assumirá a Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (PRAC/UCPel) no próximo quadriênio (2022/2025). Doutor em Economia, ingressou na instituição em 2012 com passagens por setores administrativos, docência e coordenação de cursos Lato Sensu. Atualmente, gerencia o Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), ações extensionistas e o Núcleo de Inovação.

Conforme o novo pró-reitor, um dos objetivos da gestão será o de ampliar a integração da Católica com diversos segmentos da sociedade. “Vamos repensar currículos e pesquisas e planejá-los a partir das demandas locais. Queremos também uma extensão cada vez mais potente e presente nas comunidades periféricas”, planeja.

Na avaliação do gestor, a sinalização da reitoria com a criação de uma direção de centro acadêmico para cursos de educação a distância (EAD) mostra, da mesma forma, que a instituição está comprometida com o fortalecimento e a qualificação do modelo de ensino.

“A direção ficará a cargo da nossa ex-pró-reitora acadêmica Patrícia Giusti, responsável por implantar o EAD na UCPel e torná-lo modelo para outras instituições”, explica Megiato. De acordo com o pró-reitor, a portaria do Ministério da Educação (MEC) de 2019 autorizando a oferta de cursos presenciais com 40% da carga horária em EAD reforça a aposta no uso da tecnologia para o ensino.

O novo gestor acadêmico ainda pretende atuar em conjunto com o corpo docente, através do apoio e estímulo para uma maior integração com o mercado e poder público. “Queremos ser cada vez mais uma universidade que reflita as demandas da comunidade. Através da conexão entre docentes com o mesmo propósito, planejamos aumentar as possibilidades voltadas ao desenvolvimento dos estudantes, assim como da sociedade”, afirma.

Para Megiato, a lembrança do seu nome pelo reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior é também uma homenagem ao EDR e ao trabalho realizado junto à extensão universitária. “Sempre desejei trabalhar na UCPel e ser professor. Me considero filho da instituição, aqui fiz minha graduação e pós-graduação. É minha segunda casa”.

UCPel terá nova pró-reitora administrativa

A nova pró-reitora tem grande experiência na área de recursos humanos, Magda possui quatro especializações: Gestão de Instituições de Ensino Superior, Gerenciamento de Projetos, Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão da Qualidade. No tempo em que ficou fora do Grupo APAC, atuou em várias gerências da Unimed Pelotas, incluindo Recursos Humanos, Qualidade e Comercial.

A Pró-Reitoria Administrativa da Universidade Católica de Pelotas (PRAD/UCPel) conta com nova liderança: a administradora Magda Westermann assume o cargo na próxima gestão do reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior (2022/2025). Egressa da instituição, deixará a gerência de Recursos Humanos da Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC) para se dedicar ao novo desafio.

Com passagem anterior pela UCPel, entre os anos de 2010 e 2014, atuou como gerente de Serviços Acadêmicos e docente da Administração. A nova pró-reitora retornou ao Grupo APAC, do qual a universidade é integrante, em 2018, e se destacou por gerenciar a área de recursos humanos da Associação, uma das que mais emprega na região sul e é composta por quatro empresas.

De acordo com a nova pró-reitora, o planejamento da PRAD no próximo quadriênio seguirá voltado à qualificação da infraestrutura, com a ampliação de área construída para receber as novas turmas do curso de Medicina (atualmente a maior escola médica do estado); assim como novos investimentos em tecnologia, com aquisição de equipamentos e softwares para facilitar e descentralizar o acesso à informação.

Também será foco da nova gestão dar sequência ao planejamento estratégico da UCPel. Elaborado em 2012 e prevendo os próximos 20 anos, as metas objetivam manter em curso a recuperação financeira da instituição. “Com revisões sistemáticas, nosso planejamento será o de elaborar e dar manutenção para o orçamento anual, aliado ao trabalho orientado às equipes e à definição e manutenção dos  processos institucionais ”, explica.

Sobre assumir o novo desafio, Magda se diz lisonjeada com o convite. “A UCPel sempre foi a minha casa acadêmica e a primeira empresa que me deu um cargo de gerência. Apostou no meu desenvolvimento e sempre me acolheu”, diz