ATUALIZAÇÃO DO MAPA DE RISCO DE PELOTAS

2955

Duas novas informações concentraram as atenções das autoridades e das forças de segurança que estão atuando em Pelotas durante a reunião de alinhamento e atualização realizada na Sala de Situação na manhã deste sábado (11): o município vai alterar a área da Vila Farroupilha, que estava mapeada como de alerta, para área de risco – de laranja para vermelho. Outra informação aponta, a partir de novo estudo, que o pior cenário deva se dar entre segunda-feira (13) e quarta-feira (15), quando a mancha do excedente das águas acumulada no lago Guaíba deve chegar na região de Pelotas.

Conforme a prefeita Paula Mascarenhas, depois de novas reavaliações com profissionais do Sanep, que consideraram as áreas mais vulneráveis do sistema de drenagem para riscos de alagamentos, a região entre a Rodoviária de Pelotas e vila Farroupilha, por precaução, passam da indicação de alerta para zona de risco, exigindo a remoção preventiva da população. “Fizemos essa atualização para que aquela comunidade possa se preparar, se precaver, tomar os cuidados, levantando móveis com certo tempo, sem ter que fazer isso correndo, e, se possível e de preferência, deixar esses locais, indo para lugares mais altos, secos, casas de parentes, amigos ou nossos abrigos”, enfatizou a prefeita.

De acordo com as novas avaliações, esses alagamentos podem ocorrer devido a alguns fatores, como o alto nível do canal São Gonçalo, que tem se mantido estável, porém alto, entre 2,70 metros e 2,74 metros, dificultando o escoamento dos canais da cidade. Outro fator considerado foi a barragem Santa Bárbara, que está recebendo contribuição de outros canais menores e tem se elevado também, o que faz com que o canal Santa Bárbara, que dá vazão à Barragem, e a Farroupilha, também esteja elevado, além das chuvas que caem sobre o solo já molhado e da condição dos ventos. Por tudo isso, a mais nova orientação alterou a classificação da Farroupilha.

Atualização do Mapa de Risco e Alagamentos:

Houve atualização no mapa de risco de Pelotas: as áreas em vermelho não sofreram alterações. As áreas em laranja, especialmente a da região da Rodoviária e Vila Farroupilha, foram alteradas no mapa para cor vermelha, que identifica áreas de risco alto.

A decisão é tomada por precaução – para que as pessoas dessas áreas tenham tempo de encontrar um lugar seguro em caso de alagamentos.

Previsão de Chuvas e Momento Crítico:

Especialistas preveem que a cidade receberá um maior volume de água, atingindo seu pico entre segunda (13) e quarta-feira (15). No cenário, as áreas em vermelho podem sofrer com alagamentos.

Medidas de Precaução e Informações Importantes:

Recomenda-se que as pessoas usem o tempo a seu favor para sair a tempo de suas casas até uma área segura. Pânico ou desespero não são favoráveis nessa situação.

Avisos

As aulas permanecem suspensas até nova recomendação. O retorno será informado com antecedência, para que famílias e também funcionários possam se preparar a tempo.

Transporte Público e artigos disponíveis:

O transporte público está operando com frota reduzida e seguindo os horários de sábado para economizar diesel, garantindo prioridade para as equipes de resgate e assegurando o transporte por mais tempo.

Abrigos

Ainda há vagas disponíveis em abrigos. A abertura de novas unidades seguirá conforme a necessidade.

Saúde e disponibilidade de recursos:

Hospitais que atendem pacientes SUS terão mais dez leitos clínicos cada um.

A UPA está funcionando no antigo Olivé Leite, atual campus da Saúde da UCPel, juntamente com o Samu. O número de ambulâncias e postos de bombeiros também foi ampliado para atender a demanda.

Canal São Gonçalo – Medições desta sexta (10)

6h – 2,69 metros
7h – 2,70 metros
8h – 2,70 metros
9h – 2,71 metros
10h – 2,74 metros
11h – 2,74 metros
12h – 2,72 metros
13h – 2,74 metros
14h – 2,74 metros
15h – 2,74 metros
16h – 2,76 metros
17h – 2,74 metros
18h – 2,76 metros
19h – 2,76 metros
20h – 2,75 metros
21h – 2,75 metros

Medição atualizada deste sábado 11.05 (7h)
Canal São Gonçalo: 2,74 metros

Próxima reunião de alinhamento e atualização na Sala de Situação: 18h
Local: 9° Batalhão de Infantaria Motorizada (avenida Duque de Caxias, 344, Fragata)
Após a reunião, equipe de professores e técnicos da UFPel que atua junto à Sala de Situação estará à disposição da imprensa.

https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1bdKWG1dR0OLwSb3dwwjRTAyfc398zjE&ll=-31.742803016221718%2C-52.273272500000004&z=12