ARTIGO – UM EXEMPLO PARA O MUNDO

198
UM EXEMPLO PARA O MUNDO
.
Ivon Carrico*
.
A morte da Rainha Elizabeth II, em 08 de setembro passado, após o longevo reinado de 70 anos, comoveu o mundo.
.
Em seus últimos dias Sua Majestade recebeu em Balmoral Castle, na Escócia, a então novata Primeira Ministra, Liz Truss que – todavia e, ao contrário da Rainha e, após somente 45 dias  – foi breve em Downing Street.
.
Com a renúncia da Liz Truss assumiu a Governança britânica o milionário Rishi Sunak, do Partido Conservador. Filho de hindus. Ou seja, pela primeira vez os Britânicos terão um Primeiro Ministro de origem asiática e que professa uma outra religião, o Hinduísmo.
.
Por sua vez, o atual Prefeito de Londres é o Sadiq Khan, do Partido Trabalhista, eleito em 2016. Muçulmano, de origem humilde, filho de imigrantes paquistaneses.
.
Sim, e também ainda muito significativo, lembro que o neto da falecida Rainha, o Príncipe Harry, casou-se com uma linda afroamericana, a Meghan Markle.
.
Em tempos de tanta intolerância onde a tendência é erguer muros de intransigência e, não, pontes de entendimentos, como tem afirmado o Papa Francisco, que notável exemplo de dignidade, respeito e comunhão nos tem demonstrado o Reino Unido.
.
Que magnífica transição de gerações, Governança e de Poder estamos assistindo por lá.
.
Que possamos refletir sobre essas mudanças em face dos tempos difíceis pelos quais passa o Brasil onde o ódio impregna o tecido social e o espectro da Nação.
.
*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. Brasília: 25/10/2022
.