ARTIGO – QUANDO O BRASIL ABRAÇOU OS GAÚCHOS

63
QUANDO O BRASIL ABRAÇOU OS GAÚCHOS
.
Ivon Carrico*
.
Difícil acreditar, mas… ‘ainda estamos aqui’. Desculpem os cinéfilos de plantão, mas não é só a Fernanda Torres que merece um ‘Oscar’. No sentido figurado, o povo gaúcho, também. Um Oscar pela resiliência deste magnífico povo que teima em querer lutar, sobreviver e se afirmar.
.
Sim, o gaúcho experimentou muitas tragédias pessoais e familiares por conta das incontáveis guerras de fronteiras e insurreições internas. E, ainda, enfrenta um clima adverso, inclemente, com invernos rigorosos que trazem, periodicamente, temperaturas e tempestades extremadas e, com isso, todas as dificuldades daí decorrentes.
.
Neste ano, por exemplo, o Brasil pode conhecer melhor essa dura e distinta realidade quando, em maio próximo passado, o Rio Grande do Sul foi devastado por essa fúria climática.
.
As mídias impressas e eletrônicas oportunizaram o conhecimento desta tragédia que possibilitou, mostrar – ainda – uma face extraordinária do povo brasileiro – a solidariedade.
.
Como imaginar que o brasileiro, de diferentes rincões, classes sociais, categorias profissionais, dentre outros – pudesse se sensibilizar e se envolver em um drama alheio, tão distante? Foi emocionante ver essa gigantesca corrente funcionar.
.
Essas manifestações repercutiram não só  no Brasil, mas – também – mundo afora. Ainda ontem, no Qatar, na premiação dos melhores jogadores de 2024, a FIFA concedeu o prêmio Fair Play ao jogador Thiago Maia, do Internacional, pela sua presteza no atendimento aos desabrigados. Um exemplo!
.
E, os gaúchos, por sua vez, jamais esquecerão esse imenso apoio. Ainda, neste mês, em Porto Alegre, monumentos foram inaugurados mostrando o agradecimento dos gaúchos ao povo brasileiro.
.
A proximidade do Natal nos convida a uma profunda reflexão sobre a superação ocorrida e, sobretudo, para mostrar que o povo brasileiro, unido, poderá tornar mais justo este País.
.
*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. Brasília – 19/12/2024