ARTIGO – PROGRAMA 13 HORAS, AQUI “O DEBATE É LIVRE E A OPINIÃO INDEPENDENTE”!

63

Programa Pelotas 13 Horas, aqui “o debate é livre e a opinião independente”!

Neiff Satte Alam*

Há 42 anos este lema vem direcionando cada Programa “Pelotas 13horas”, da Rádio Universidade Católica de Pelotas. As mesmas palavras, o mesmo comportamento jornalístico, o mesmo respeito pelo ouvinte, sempre de portas e microfones abertos para que todos possam emitir suas opiniões, defenderem suas ideias, discutir seus argumentos, desde que a ética e o respeito pelo outro sejam as premissas de bons debates.

Nasceu da vontade de um Cerritense, Clayton Rocha, em dar voz às pessoas de Pelotas e da Região Sul de nosso Estado, muitas vezes vozes solitárias, mas cheias de verdades, verdades que precisavam ser ditas, mas nem sempre tinham espaço e tempo a disposição para dizê-las, pois poucos são os veículos de comunicação e informação que oportunizam a todos, sem distinção.

Políticos de todas as linhas ideológicas sempre encontraram, e seguem encontrando, um espaço para proporem suas ideias, discuti-las com membros da mesa de debates e com a população. Para muitos é o único local onde encontram este espaço. Aproximadamente 10.920 dias com o mesmo apresentador, seu criador, defendendo os interesses regionais, discutindo a política do Município, do Estado e do País. Grandes temas foram e são debatidos. Temas de cunho social, como a recuperação do Albergue noturno pelotense, lugar onde os desafortunados podem encontrar momentos de atenção e conforto, unindo umas pessoas as outras, até um movimento nacional para duplicar a BR 116, uma importante via a nos unir ao resto do País.

Nas campanhas eleitorais, candidatos que na maioria das cidades brasileiras não tem oportunidade de serem ouvidos, aqui, no Salão Amarelo da Associação Comercial de Pelotas, Estúdio do Programa Pelotas 13 Horas, todos os candidatos à Prefeitura de Pelotas, por exemplo, podem expor suas ideias, seus Planos de Governo, não interessando se são de Esquerda, de Direita ou de Centro, a oportunidade é igual para todos.

Muitas vezes itinerante, a equipe do Pelotas 13 horas desloca-se a outros Municípios do Estado, une-se a Rádios destes Municípios, organiza redes de Rádios de várias cidades e amplia seus princípios de realizar bons debates para toda a Região Sul e da Campanha… A Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul se agiganta pelos microfones do Programa Pelotas 13 horas e os políticos desta enorme região são instados a falar, ouvir, debater e comprometerem-se com nossas pautas de melhoria regional e inserção no plano político Estadual. Vereadores, Prefeitos, Deputados, Governadores, Senadores e Presidentes da República, como candidatos ou como eleitos, passaram pelo 13horas, ocuparam os microfones para dizerem o que pretendem como candidatos ou o que estão fazendo como eleitos, alguns até fizeram parte desta mesa de debates…

Podemos dizer, Clayton Rocha, que o passado, o presente e o futuro desta Região passaram pela Mesa de Debates do Salão Amarelo…. e foi lá de Cerrito, pequena grande cidade, que emprestou um filho seu para realizar esta magnífica, mas trabalhosa tarefa; que em um trem puxado por uma locomotiva a vapor buscou novos caminhos sem esquecer os primeiros caminhos de seu aprendizado às margens do Rio Piratini e em meio as olarias de sua terra natal.

Chegando a “cidade grande”, ensinou a todos que realmente é possível fazer-se um debate com liberdade e respeitando a opinião de todos, ouvindo e falando, mesmo que na solidão de um estúdio em meio a uma Pandemia, que nos afastou do convívio diário, mas seguindo sua missão quase solitária de informar ao público e interagir online sem perder o ritmo de uma boa comunicação.

Clayton, que muitos e muitos anos ainda continues a enfrentar todos os obstáculos e vencê-los…Pelotas precisa muito que esta mesa de debates se mantenha firme e sempre dentro destes princípios estabelecidos no final dos anos 70.

“Vida longa, pois há muito ainda por fazer” e parabéns pelo aniversário…

*Professor e integrante da Equipe Treze Horas desde o primeiro programa.